No Dia das Crianças os pais e alguns parentes sempre sofrem com aquela eterna obrigação de presentear os pequenos e não saber exatamente o que dar. Como fãs de quadrinhos, queremos que nossos filhos virem leitores, mas, muitas vezes, não sabemos qual seria uma boa revista para a criança começar a ler, principalmente em tempos que os quadrinhos são cada vez mais voltados para adultos. Uma opção bem feijão com a arroz é a Turma da Mônica, mas, para fugir um pouco dessa linha do Maurício, apresentamos aqui cinco boas alternativas para comprar e ler com seus filhos.
Vale lembrar que gibis são presentes que devem ser dados o ano todo, e não só no dia das crianças, pois, é sempre bom estimular a leitura.
1-Turma do Pererê: Ziraldo sempre foi um clássico nacional nos quadrinhos infantis. Por mais que ele tenha um excelente trabalho para adultos, que esteja envolvido com trabalhos contestadores e tudo mais, ele sempre será querido pelas crianças. Apesar de ser famoso por seu Menino Maluquinho, ele tem uma outra criação muito boa dele envolvendo personagens do folclore nacional, principalmente, o Saci Pererê. Com histórias cheias de bom humor e com a arte simples e eficiente de Ziraldo, vale a pena procurar esse material que já está compilado em alguns livros.
2-Turma do Xaxado: Criados por Antônio Cedraz, essa série de livros e tiras traz personagens bem regionais, mas com um humor universal. Cedraz conseguiu aos pouco “criar a praia dele”, apesar do traço ter forte influência do feito pelos Estúdios Maurício de Souza, seu trabalho é bem diferenciado e aborda temas importantes para a formação cultural das crianças. Visite o site do Xaxado e conheça o material desse autor.
3-Asterix: Esse é um verdadeiro clássico que nunca vai sair de moda. Com um traço bem cartunesco, vários elementos cômicos e muitas aventuras, Asterix é diversão garantida. Algo banaca dessa revista francesa é que ela realmente pode ser lida por todas as idades. As crianças se divertem e são cativadas instantaneamente por Obelix e Ideafix, enquanto os adultos vão rolar de rir com as pequenas críticas sociais inseridas nas histórias.
4-Turma do Gabi: Esse é outro material nacional e tem a vantagem de poder ser comprado para as crianças que ainda não aprenderam a ler. Os personagens da Turma do Gabi, criados por Moacir Torres, além dos gibis propriamente ditos, aparecem em revistas para colorir e outros materiais educativos vendidos pela editora Escala. Visite o site, veja o novo lançamento Gabi e o pé de Ameixa e leve a Turma do Gabi para despertar o artista dentro dos seus filhos.
5-Tio Patinhas: Os desenhos da Disney sempre vão ser um sucesso, contudo, as revistas em quadrinhos com os personagens muitas vezes ficaram em segundo plano. Felizmente a editora Abril tem feito o trabalho de resgatar uma parte riquíssima desses personagens: os patos criados por Carl Barks e Don Rosa. Pato Donald e toda a sua família, além dos moradores de Patópolis tiveram suas histórias mais criativas nos quadrinhos e um marco dessa época é a Saga do Tio Patinhas, que mostra como o pato avarento conseguiu sua fortuna. Com um humor inocente e um traço muito bem trabalhado, esses gibis são diversão garantida por horas para todas as crianças.