TOP POP: Bugigangas
Sabe aqueles utensílios domésticos que facilitam sua vida? Aqueles mesmos que você vê em programas de compras pela TV. Coisas como uma máquina de fazer pão que em cinco horas te prepara um pão quentinho, ou a sua própria omeleteira. Todas essas fantásticas maravilhas da tecnologia são fichinha perto do que nossos heróis têm nos quadrinhos.
1- Aeroportaviões da S.H.E.I.L.D. – Nick Fury pode fazer toda aquela pinta de durão retrô que parte para luta contra um exército inteiro apenas com sua faca de confiança, mas ele é quem concentra as bugigangas tecnológicas mais interessantes da Marvel. Como se isso não bastasse, ele tem uma incrível fortaleza voadora para guardar seus brinquedos. Equipada com toda a tecnologia de ponta existente no universo Marvel, essa base gigantesca fica sobrevoando os EUA em pontos estratégicos para exercer suas funções de Espionagem, Inteligência, Logística e Dissuasão. Melhor que isso só o Nick Fury versão Ultimate, que tem uma dúzia dessas belezinhas.
2- Disparador de Teia – Essa é uma daquelas relíquias do tempo que não se preocupavam com o fato de um jovem de 16 anos inventar sozinho, no porão da sua casa com produtos químicos encontrados em qualquer boteco, um superadesivo forte o bastante para segurar o Coisa e que se dissolve em uma hora. Como se isso não fosse o suficiente, ele ainda pode ser guardado nas cápsulas portáteis de uma pulseira que serve como disparador de teia em forma de fios, redes, bolas e o que mais for necessário. Esse aparato só tinha um inconveniente: os cartuchos de teia acabam e geralmente na hora em que Homem-Aranha mais precisa. Infelizmente, como Peter aperfeiçoou o equipamento colocando um sensor para evitar que o espetacular fluído acabe, os seus editores recentemente acharam que o disparador não estava mais sendo usado com efeitos dramáticos e decidiram pôr fim nele dando ao herói o poder de lançar teias orgânicas. Sorte para o Perter, que passou a economizar uma fortuna com produtos químicos nunca revelados e azar dos fãs que sempre quiseram um equipamento igual.
3- Cinto de Utilidades – Nada mais útil que um cinto de utilidades. Ele pode ter vários estilos e formatos, desde o de linhas retas e mais tecnológico até o formado de bolsas que dizem ser mais realista. Como bugiganga, a versão super hi-tec usada no desenho da Liga é a mais interessante, principalmente pela impagável cena do Coringa tentando de todo o jeito abrir os compartimentos. No final das contas não importa o formato e sim que o Batman pode tirar praticamente qualquer coisa de dentro dele. Tudo bem que não estamos mais no tempo do seriado dos anos 60, onde o parrudo herói tinha a cintura larga o suficiente para levar coisas mais dispensáveis como o Bat-Repelente de Tubarões, mas de vez em quando a maleabilidade do acessório nos surpreende.
4- Nulificador Total – Este é um mistério completo. Umas das relíquias tecnológicas que o Galactus leva em sua espaçonave, provavelmente porque tem espaço de sobra para isso. Esse aparato de funcionamento incompreensível para a mente humana tem o poder de destruir um universo. Não foi explicado o que exatamente acontece com a pessoa que o usa, já que ela está no universo a ser destruído. Mas aparentemente a pessoa que aperta o gatilho tem que ter a alma nobre, algo muito raro em alguém disposto a destruir o universo. A clássica aparição do brinquedo foi quando Galactus veio devorar a Terra e o Quarteto Fantástico, com ajuda do Vigia, roubou o equipamento do gigante e o ameaçou, fazendo com que ele prometesse nunca mais voltar à Terra.
5- Guarda-Chuva do Pingüim – Para combater um sujeito que usa o cinto de utilidades só mesmo alguém usando um guarda-chuva multifuncional. Um apetrecho elegante, sempre combinando com fraque e cartola, pode ser usado em diversos eventos sociais, sendo útil como metralhadora, espada, helicóptero, lança chamas, controle remoto e, claro, em caso de uma chuva imprevista.