Top Pop Personagens Piadistas
Em certas épocas do ano o humor é mais necessário do que nunca. Em tempos de eleição então... só com muito bom humor para agüentar os escândalos, as propagandas absurdas, os jingles ridículos e as promessas cabulosas. Tendo isso em mente e pensando na saúde mental dos nossos leitores fizemos alguns textos sobre humor e esse Top Pop Especial com personagens que podem perder tudo, mas nunca perdem a piada.
1- Homem-Aranha: Não tem como, em matéria de humor o Aranha é insuperável. Pode acontecer o que for com ele, podem matar o seu tio, o amor da sua vida, ele pode ser um azarado sem tamanho, ser difamado e perseguido pela polícia, mas sempre ele continua fazendo piadas. Algum especialista em psicanálise, ou algo assim, diria que esse é um mecanismo defesa, que ele usa o humor para esconder seus sentimentos, mas, com tudo o que acontece na vida dele, ele teria duas opções: ser um cara sinistro como o Batman, ou rir dos outros e de si mesmo. Para o seu próprio bem e dos leitores, ele preferiu a segunda opção.
2- Joe Quesada: Ok, ele não é exatamente um personagem, ou, pelo menos, você pensa que ele não é. Mas, desde que assumiu o cargo de todo poderoso da Marvel, sempre que pode ele tira um sarro da cara dos leitores. Mestre em espalhar informações falsas, criar boatos e desmentir, ele parece passar seu tempo planejando como irá assustar os leitores. Vindo de Quesada nada nunca é certo, sempre existe a possibilidade de que aquela mudança bombástica que ele vem anunciando seja apenas uma forma de extravasar sua imaginação fértil e se divertir com a cara perplexa dos fanboys mais aficionados.
3- Robin: Como fica a cabeça de alguém quando o seu mentor é um cara que mete medo em qualquer um e nunca ri? Teoricamente, o caminho mais provável é que ele tentasse seguir os passos do Batman e fosse um cara tanto ou até mais sombrio. Contudo, alguém que combate o crime com as pernas a mostra e calçando sapatinhos de duende tem que ter o mínimo de bom humor. Enquanto o Morcego fica em sua cruzada silenciosa, com seus ataques metódicos, de precisão quase cirúrgica, o Menino-Prodígio faz o contra-ponto desferindo não apenas golpes contra os malfeitores, mas uma bateria interminável de piadas. Vale uma ressalva que, seja o Tim Drake ou seja o Dick Graison, quando estão liderando uma equipe eles mudam completamente de figura e deixam todas as piadas de lado, carregando um terrível fardo de responsabilidade.
4- Besouro Azul: Esse é um herói que ficou tão cômico que nem ele mesmo se levava a sério. Combatendo o crime ou relaxando com seus "super-amiguinhos", ele sempre tem uma piada, um comentário mordaz ou uma ironia. Quando ninguém é motivo de piada, ele mesmo se recolhe a sua insignificância e ri da sua carreira um tanto patética.
5- Homem-Grilo: Se você ainda não conhece esse super-herói nacional, protetor de Osasco City, então corra para a Grilo Caverna e morra de rir. Ele era uma pessoa normal até que foi picado por um grilo radioativo, se é que grilos picam, a partir de então ele passou a combater o crime e os clichês clássicos do gênero de super-herói. Esse é outro daqueles personagem que, se não está fazendo uma piada é a própria piada.