Top Pop Divisões
Os fãs de quadrinhos no Brasil não estão falando de outra coisa senão a mudança das revistas da DC para a Pixel Mídia. Ainda não dá pra dizer que veremos mais títulos da DC nas bancas e se a qualidade do material vai melhorar, mas é fato que pela primeira vez no Brasil as duas maiores editoras de super-heróis do mundo estarão em uma concorrência verdadeira, disputando mês a mês a preferência do público leitor nas bancas e livrarias.
Assim, diante do marco que esta divisão representa para os quadrinhos no Brasil, selecionamos as cinco maiores separações dos quadrinhos, aqueles momentos que marcaram tanto o fim de uma era como um novo começo para as duas partes envolvidas.
1- Jack Kirby sai da Marvel – Depois de criar os alicerces do Universo Marvel ao lado de Stan Lee (e desde aquela época dividir leitores entre os que preferiam Lee ou Kirby como o grande mestre por trás do sucesso da editora), o Rei foi para a DC, onde já havia trabalhado nos anos 40. Lá ele criou trabalhos que não tiveram o mesmo impacto que suas criações na Marvel, mas deram origem a toda grandeza das sagas cósmicas da DC com toda a saga do Quarto Mundo.
2- Batman cria os Renegados – Mesmo antes de ser redefinido por Frank Miller, o Batman já dava sinais de que não concordava com todos os métodos da Liga da Justiça para combater o crime. Assim, depois que a LJA se recusou a ir para a nação européia da Markóvia para ajudar a resgatar Luciu Fox, Batman reuniu sua própria equipe, os Renegados, que mais tarde continuaram a agir de uma forma mais pró-ativa que a Liga.
3- X-Men: Equipe Azul e Equipe Dourada – A certa altura, os editores e roteiristas da Marvel perceberam que havia mutantes de sobra. Já havia surgido uma terceira geração de X-Men e já estava faltando espaço para todos eles numa equipe só. Então eles tiveram a brilhante idéia de dividir o grupo em duas equipes, Azul e Dourada. Na primeira, estavam Ciclope, Fera, Vampira, Gambit, Wolverine, Psyloche e Jubileu. Na segunda, Tempestade, Colossus, Jean Grey, Arcanjo, Homem-de-Gelo e Bishop. É importante lembrar que naquela época Wolverine participava de apenas uma equipe por vez.
4- A Fundação da Image – No começo todo mundo achou uma grande idéia. Aqueles caras até que pareciam afim de fazer quadrinhos do seu jeito e prometiam revolucionar o mercado de quadrinhos de autor deixando a Marvel para criar sua própria editora, cada um cuidando de seu estúdio. Mas no fim, eles nem estavam mais tão preocupados em desenhar e a criatividade de seus criadores estava em baixa, o que transformou a Image numa cópia mal-feita da Marvel num de seus piores momentos.
5- Vingadores da Costa Oeste e da Costa Leste – Quando o Visão assumiu a liderança dos Vingadores, diante de um número cada vez maior de ameaças, ele solicitou ao governo dos EUA autorização para criar uma segunda equipe de Vingadores no outro lado do país, em Los Angeles. Para lidera-los, destacou o Gavião-Arqueiro, que sempre quis exercer este posto na equipe original. Porém, a equipe nunca se levou muito a sério, considerada por todos apenas como uma subdivisão dos Vingadores.