Top Pop Governantes
Esta semana começa o horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, colocando o país em definitivo diante das próximas eleições. Já que está cada vez mais difícil encontrar um político decente para entregar a responsabilidade de governar o país, fizemos esta lista com personagens de quadrinhos que exerceram o poder, pelo menos por um tempo. Se nem todos são exemplos de como governar bem, pode se perceber o que NÃO fazer quando se ocupa um cargo no executivo.
Aproveitamos para compactuar com o articulista da Folha de S. Paulo José Simão e fazer uma menção honrosa ao governador em exercício de São Paulo, Cláudio Lembo, que seria um bom personagem de quadrinhos com aquelas sobrancelhas cabulosas.
1- Lex Luthor: Demorou, mas Luthor finalmente chegou ao topo do mundo quando se elegeu presidente dos Estados Unidos. A partir de então ele se tornou um inimigo ainda mais perigoso e difícil para o Superman. Como se não bastasse, ele ainda se tornou o presidente que salvou o mundo, na saga Nossos Mundos em Guerra, articulando todos os esforços na defesa da Terra e fazendo sua popularidade crescer ainda mais. Mas como não poderia deixar de ser, seu ódio pelo superman o fez enlouquecer e ser deposto do cargo.
2- Doutor Destino: No Universo Marvel, apenas uma pessoa se compara a Fidel Castro: Victor Von Doom. Mesmo sendo um ditador notório, seu poder político é tão grande que nenhuma outra força, nem mesmo o gênio de Reed Richards, foi capaz de vencer. Quando o Quarteto finalmente tentou fazer algo a respeito, as conseqüências não foram as melhores para nenhum dos lados. O Quarteto perdeu o Coisa e tiveram que se entender com a SHIELD. Já Destino, como todo bom ditador, foi direto pro inferno. A diferença é que ele conseguiu negociar sua volta, o que faz dele um político de primeira.
3- Magneto: Talvez espelhando-se no Dr. Destino, Magneto resolveu começar seu plano de hegemonia mutante com um pequeno passo ao assumir o controle de Genosha para fundar o primeiro estado mutante do planeta. Para conseguir seu continente, ele enviou seu assistente, o robô Ferris, à ONU onde transmitiu a ameaça de que se não entregassem o controle de Genosha aos mutantes, ele inverteria a polaridade da Terra. Infelizmente, um ataque arquitetado por Cassandra Nova logo depois que Magneto assumiu a ilha dizimou grande parte dos seus moradores e deixou o novo país inabitável.
4- Pantera Negra: Até que enfim um herói! O prícipe T’Challa é um verdadeiro herói para o povo de Wakanda, pois reconquistou o trono usurpado de seu pai por exploradores de que buscavam o raro metal vibranium. Também evitou que seu país fosse tomado por uma guerra civil envolvendo todas as tribos de Wakanda. Recentemente, nos EUA, o Pantera Negra protagonizou um verdadeiro conto de fadas de um rei que se casa com uma plebéia, a ex-ladra das ruas do Cairo e X-Men, Tempestade.
5- Mitchell Hundred – Depois do atentado de 11 de Setembro, Nova York passou a ser vista como uma cidade castigada, ferida, um lugar trágico, carente de um verdadeiro herói. Na revista Ex Machina, de Brian K. Vaughan, a cidade tem esse herói: A Grande Máquina. Ele está lá no dia do atentado, ele se esforça ao máximo, coloca sua vida em jogo e, em um esforço altruísta e sobre humano, consegue salvar muitas vidas e impedir que uma das torres colapse e caia. Esse ato foi recompensado com uma extrema gratidão da cidade o que leva Mitchell Hundred a revelar sua identidade e se candidatar a prefeito, achando que poderia fazer muito mais do que quando era um herói. Infelizmente, aos poucos, ele descobrirá que isso não é tão simples.