Top Pop Músicas para se ouvir lendo quadrinhos
Quando a gente começou essa brincadeira da lista de “5 mais alguma coisa”, o fizemos inspirado no livro Alta Fidelidade, de Nick Hornby, e na capacidade do personagem principal, Rob, de sintetizar a vida em um Top 5. Assim vamos voltar as raízes a aproveitar para ampliar um pouco nossas listas para outras representações da cultura pop, como a música.
A música move nossas vidas, ajuda a passar o tempo, nos deixa bobos cantarolando algum verso romântico que nos lembrou alguém e, de uma certa forma, preenche um vazio. Sabe quando você vê um filme e tocam aquela música super legal que completa perfeitamente a cena? Às vezes falta isso nas nossas vidas, uma trilha sonora para os melhores ou piores momentos. Assim, separamos 5 bandas que são ótimas companheiras para aqueles momentos de leituras, dando uma trilha sonora às histórias de que tanto gostamos.
1 - Beatles - Todo mundo gosta de Beatles. Um clássico eterno com uma levada contagiante e um quê de inocência em tudo que faziam. Por mais psicodélicos, liberais e malucos que fossem, seu som resguarda uma doçura e uma inteligência próprias para se ouvir lendo Bone, Estranhos no Paraíso, Invencível e outras histórias onde algo aparentemente inocente esconde um conteúdo fantástico.
2 - Weezer - Por algum motivo essa virou uma banda sinônimo de música nerd. Talvez mais pelo estilo dos músicos do que da banda em si. Com um som pop alternativo, eles conseguem misturar bom humor, romance e tristeza na medida certa... com certeza a música perfeita para se ler Homem-Aranha, o herói que mesmo tendo poderes e tudo mais continua sendo um nerd. Seu som empolga facilmente, então cuidado para não subir pelas paredes quando ouvi-los
3 - Queen - Junto com outras bandas no estilo "sinfonia de rock", ou algo assim, enchem o ambiente com suas melodias com vários nuances. O som tem tudo a ver com os bons tempos de equipes como Novos Titãs e X-Men, com uma variedade de personagens e momentos marcantes. Enquanto toca “Bohemian Rapshody” dá pra ler uma edição de uma destas revistas e acompanhar a mudança de clima na ação e nos diálogos ao sabor da música.
4 - Rush - Com seu rock progressivo, cheio de virtuose, forte, mas com muita harmonia, é uma trilha para os dias mais agitados, quando a gente procura histórias cheias de ação e lutas que definem o destino do universo. É bom para se ler aventuras da Liga da Justiça, Vingadores ou ainda Dreadstar e as boas sagas de Jim Starlin.
5 – Pink Floyd – A viagem musical destes ingleses só pode ter correspondentes nos quadrinhos nas obras de outros malucos ingleses como Alan Moore, Garth Ennis e Warren Ellis. Em todos os casos, as obras são carregadas de referências ao extremo, resultando numa experiência quase enlouquecedora para o fã. Experimente ouvir Pink Floyd quando lê algo como Planetary e veja como o mundo pode parecer muito estranho.