Boteco

Top Pop Ano 1

Desde que o site estreou criamos algumas seções polêmicas, com uma opinião mais pessoal, menos objetiva que o resto do site, então decidimos abrigá-las no Boteco. Ali temos a Melhor Publicação do Mês, a Boa da Semana, onde comentamos as notícias, os lançamentos, além de ser algo próximo de um blog e, finalmente, temos o Top Pop. Claramente inspirado na mania de listas de “cinco mais” do personagem Rob, do livro Alta Fidadelidade, é uma das nossas seções preferidas, apesar de muitas vezes ser um tanto difícil ter idéias diferentes...

Assim, não poderia faltar um Top Pop com o que teve de melhor nesse um ano de Pop Balões.

1- Top Pop: Como dissemos, é nossa seção preferida e não poderia faltar no Top. Como já dissemos, muitas vezes é difícil ter uma idéia nova a cada semana, mas teve uma lista que mudou um pouco isso: Top Pop Coadjuvantes Indispensáveis. Além de ser bem legal e mostrar como os coadjuvantes são tão importantes quanto os protagonistas dos quadrinhos, ele iniciou uma nova fórmula geradora de Top´s. Se vocês repararem, essa lista é em homenagem a Sue Dibny, que foi o estopim da Crise de identidade. A partir daí quando faltava uma idéia, víamos algo que estávamos lendo e fazíamos um Top em homenagem ao momento ou personagem.

2- Entrevistas: As entrevistas foram uma grande descoberta que a gente fez. É legal conhecer as pessoas, é muito bom ver o que elas têm a falar e é mais interessante ainda fazer perguntas diferentes que façam os entrevistas pararem e pensar. Das que fizemos no ano passado duas são muito especiais. Primeiro a com o Antônio Cedraz, que foi nosso primeiro entrevistado e virou um grande amigo nosso e, segundo, a com o Marcelo Campos, pela sua visão peculiar de quadrinhos, seus comentários geniais e pela impagável participação de Greg Tochinni.

3- Colaboradores: Não tem como, Leonardo Melo é louco. Logo que começamos o site ele disse que tinha um material sobre o Homem-Aranha e quando vimos, recebemos dele um texto tão detalhado, tão extenso que, para vocês terem uma idéia, passamos o ano passado inteiro publicando e ainda não acabamos. Além disso, por causa dele criamos uma área específica no site, a Gibiteca, com resumos de revistas publicadas no Brasil. Mas vale aqui uma menção honrosa ao Chico Castro Jr, por chamar o Stan Lee de maconheiro em um Top Pop e por entrevistar o Flávio Luiz (O Messias) e o Bruno Aziz.

4- Texto preferido: Como já dissemos várias vezes, o que mais queríamos com o Pop Balões era escrever textos que falassem de quadrinhos de uma forma mais abrangente, que não se limitasse a comentar uma edição ou anunciar uma mudança de autores em um título. Em parte, era um meio de exercitar e divulgar as análises que fazíamos para nossos trabalhos acadêmicos sobre quadrinhos. Um dos nossos preferidos, nesse sentido, foi O Olhar e a Pena, por fazer uma reflexão teórica sobre a relação entre quadrinhos e cinema, mas que não se mostrou cansativa para os leitores. Mas um que realmente adoramos, também por se tornar um modelo que buscamos repetir outras vezes, é a análise das primeiras edições de Surpreendentes X-Men. Nela estabelecemos os nossos parâmetros para fazer “crítica literária de quadrinhos” e tivemos uma resposta muito positiva.

5- Pesquisa preferida: Por causa de uma pergunta do Chico, acabamos nos metendo a pesquisar sobre Will Jungkuntz e descobrimos que não havia nada além de algumas citações sobre ele na internet. Mesmo assim conseguimos compilar um texto falando um pouco dele e de sua obra. Obeservando pelo Google, onde o nosso texto aparece em primero quando se procura por Will Jungkuntz, vemos que até hoje só nós temos uma página dedicada à esse autor, o que é legal, mas uma pena ao mesmo tempo.

   

 
   
 

 

Top Pop Anteriores



Comentários no nosso boteco ou por

Retornar a página inicial