Top Pop Superman O Filme
Logo, a maioria dos fãs estará lotando as salas de cinema para conferir a estréia de Superman - O Retorno e todos estão loucos para sentir outra vez toda a emoção do primeiro filme do herói com Christopher Reeve. Em nome desta nostalgia, selecionamos as cinco coisas que fizeram este filme tão especial. Nada disso é muito técnico ou preciso, são apenas coisas que tocam fundo a alma de qualquer fã e fazem que o filme seja uma eterna referência para as adaptações de quadrinhos no cinema.
1- Um ator com presença: Christopher Reeve era praticamente um desconhecido quando foi chamado para encarnar o maior herói dos quadrinhos. Precisou trabalhar muito, ganhar massa muscular, mas quando o filme foi ao cinema, a única coisa que se pôde dizer é que ele é o Superman. Mesmo sem dizer nada ele conseguia representar toda a essência do personagem. Sua postura mudava completamente quando interpretava o tímido repórter e quando assumia o uniforme azul e vermelho do confiante herói. Ele conseguiu mostrar como era possível funcionar uma identidade secreta para um herói sem máscara, pois ninguém nunca imaginaria que o atrapalhado repórter fosse capaz de mover montanhas, voar e fazer todos se sentirem seguros.
2- Uma trilha sonora de arrepiar: Não tem como discutir, quando a gente ouve aquela música parece que nós também podemos voar. Os acordes do John Williams são tão fortes e tão marcantes que mesmo depois de tantos anos fazem qualquer um se emocionar, se empolgar e voltar a ser uma criança.
3- Efeitos especiais insuperáveis: Por mais que a tecnologia digital tenha se desenvolvido a ponto de criar alguns milagres no cinema, o maior deles, que é nos fazer acreditar que um homem pode voar, teve sua melhor versão nas mãos de Richard Donner. Mesmo que não sejam arrojadas, as cenas de vôo são perfeitamente convincentes de uma forma que a computação gráfica ainda não é capaz de ser.
4- Uma entrada triunfal: A cena em que Clark corre pela rua abrindo a camisa e mostrando o S no peito é tão emblemática que chegou a ser refeita em Superman O Retorno. Depois de quase uma hora de filme em que vemos apenas Clark, a aparição do Superman é um momento mágico.
5- Marlon Brando: A escolha do Poderoso Chefão para encarnar o pai biológico de Superman poderia parecer estranha, até mais apoiada na necessidade de se ter um nome de peso no elenco, mas sua presença e sua narração realmente foram marcantes. Tanto que nesse novo filme, mesmo com a morte do ator, ele ainda é parte importante da história, tanto com a reprodução da narração quando com a utilização de algumas cenas que tinha ficado de fora no primeiro filme.