Top Pop Realidades Alteradas
Com Dinastia M pronta para chacoalhar a Marvel, quem leu algumas sinopses ou a matéria que saiu na Wizard de Julho já deve estar sabendo que Magneto usou os poderes de alteração da realidade da Feiticeira Escarlate para transformar todo o Universo da forma como ele acha que deveria ser. Essa idéia, um tanto radical, já passou pela cabeça de alguns personagens e funcionou de forma muitas vezes inesperadas. Listamos alguns eventos desse gênero que marcaram os quadrinhos de heróis, algumas vezes de uma forma interessante, outras nem tanto.
1- Crise nas Infinitas Terras : Antes de mais nada, o Multiverso da DC é um conceito muito legal. Mesmo assim, é um conceito complicado e uma aposta editorial delicada, pois tudo pode dar errado derrepente e se estragar de uma vez por todas. Mas quando o pior acontece e os encarregados de arrumar tudo são Marv Wolfman e Geroge Pérez o resultado é impressionante, simplesmente o maior e melhor crossover de todos os tempos. Primeiro, mas do que uma explicação criativa para o problema das realidades alternativas da DC, eles criaram uma grande tragédia em cima disso. Segundo, mostraram profundo respeito mesmo por aqueles personagens que não sobreviveriam na nova continuidade e lhes deram finais realmente dignos de serem lembrados pra sempre. Além disso, a saga marcou toda uma geração, que viu a DC se mostrar como uma editora com personagens fortes e criadores inspirados, seja antes ou depois da unificação da realidade.
2- Era do Apocalipse: Quando o perturbado mutante Legião achou que poderia agradar seu pai, Charles Xavier, matando seu pior inimigo antes dele virar uma ameaça, todo a realidade foi alterada. O rapaz voltou no tempo, mas quando foi matar Magneto, Xavier interferiu e morreu no seu lugar. Com isso, os X-Men como conhecemos não se formaram e o vilão Apocalipse pode por em andamento seus planos de dominação e criar um mundo controlado pelos mais fortes. A peça chave dessa série foi Bishop. Ele era uma anomalia temporal, pois veio do futuro para tentar consertar certos eventos e acabou ficando preso no presente. Assim sendo, o universo todo mudou à sua volta e ele era o único que se lembrava de como tudo era antes, cabendo a ele descobrir um jeito de consertar as coisas. Essa nova realidade agradou por bons tempos os fãs dos títulos mutantes e alguns dos seus personagens continuaram existindo mesmo depois que tudo voltou ao normal.
3- Marvel vs. DC: Amálgama: O primeiro mega-crossover entre as duas maiores editoras de quadrinhos de super-heróis, literalmente chacoalhou a realidade. A história tratava as duas editoras como dois irmãos cósmicos sempre em uma briga que poderia destruir toda a realidade. No meio dessa confusão, com a missão de botar ordem na casa, estava o Acesso, um sujeito que, entre outras coisas, podia caminhar entre os universos. No meio da briga entre os dois irmãos, Acesso tentou uma medida desesperada de fundir a realidade em uma só. Isso criou uma série paralela ao crossover onde os heróis foram fundidos em novos personagens como: Garra das Trevas (Batman e Wolverine), Amazona (Mulher Maravilha e Tempestade), Dr. Mistério (Dr. Estranho e Sr. Destino), Supersoldado (Capitão América e Super-Homem), Bruce Wayne, Agente da Shield, X-Patrulha, LJX (Liga da Justiça Mutante), Ninja Felina (Mulher Gato e Elektra), Spider-Boy (Homem-Aranha e Super-Boy) entre outros. Obviamente essa situação logo foi resolvida pelo Acesso.
4- Zero Hora: Seis meses depois do fim de Crise, Zero Hora já começou. Com os primeiros encontros entre os heróis nesta nova cronologia sendo escritos por vários autores ao mesmo tempo, era quase certo que tudo iria desandar denovo. Porém, quando resolveram mexer neste vespeiro, dez anos depois, o que vimos não foi um crossover à altura do seu predecessor, mas apenas mais uma saga cósmica que ainda por cima colocou o Lanterna Verde Hal Jordan definitivamente na lista dos grandes vilões. Em sua busca insana para restaurar Coast City, ele se deparou com o poder infinito e decidiu fazer tudo em escala universal, recriando tudo. Parallax mexeu tanto com personagens quanto leitores quando disse que poderia trazer de volta aqueles que deixaram de existir depois de Crise, mas os heróis não podiam deixar a realidade ser contaminada desse jeito.
5- Heróis Renascem: Como sempre, essa nova realidade foi culpa dos mutantes. Depois de Xavier extrair todas as memórias de Magneto para neutralizar o vilão, a mente do mestre do Magnetismo, alojada no cérebro do Professor X, o levou à loucura, criando o terrível vilão Massacre. Na luta contra a criatura super poderosa, principais heróis da Marvel fizeram o sacrifício final e desapareceram. Aparentemente o mundo tinha ficado sem os Vingadores e o Quarteto Fantástico. Contudo, uma nova série chamada Heróis Renascem começou a mostrar uma nova origem para os personagens em uma outra realidade. Depois de algum tempo, foi descoberto que os heróis tinham sido enviados para um novo universo, criado por Franklin Richards (leia sobre ele no top de crianças problema), que tinha sido dominado pelo Massacre e se esforçou ao máximo para destruir o vilão e, literalmente, dar uma nova chance para sua família fantástica e os outros heróis. Infelizmente, essa série não é aconselhada para leitura, além de uma história fraca, contando a origem que todos já conhecemos, parte dos desenhos estavam a cargo do estúdio de Rob Lifield, algo traumático que marcou negativamente a década de 90.