Top Pop Personagens Negros
Como essa semana tivemos o Dia da Consciência Negra, resolvemos fazer um Top Pop em homenagem à data. Separamos cinco personagens negros dos quadrinhos que foram muito marcantes e se destacaram, não por simplesmente serem pintados com uma cor diferente, mas por serem personagens legais, interessantes e funcionais como quaisquer outros.
1- Adah – Esta personagem que apareceu apenas uma vez na fantástica série Ken Parker se tornou um marco, como uma das melhoras histórias da dupla Berardi & Milazzo e como exemplo de personagem negra do século XIX nos EUA. Além de sofrer com os preconceitos por causa da cor e de ser uma ex-escrava, Adah ainda era considerada feia, portanto, era desprezada mais ainda. Sempre hábeis em mostrar as pequenas histórias por trás da história oficial dos colonos americanos, os autores mostraram por meio da história de Adah a participação dos negros na Guerra Civil.
2- Pantera Negra – Na verdade, falando do Pantera, estamos homenageando todo o povo do país imaginário Wakanda. No coração da África, eles conseguiram se desenvolver de uma pequena tribo para uma potência financeira e tecnológica mundial. Seus recursos e sua tecnologia superam e muito todas as outras nações. O que diferenciou esse povo do restante da África é que eles nunca se deixaram ser colonizados. Com a proteção do deus Pantera e sob o reinado do Pantera Negra eles resistiram bravamente e conseguiram expulsar todos os colonizadores que chegavam em suas terras.
3- Luke Cage – Talvez sua “versão” original não merecesse estar nesta lista, mas sua transformação recente nas páginas da linha Marvel MAX fez dele um personagem negro de respeito. Como personagem de quadrinhos, Cage realmente superou os estereótipos sobre os negros e surpreendeu que imaginavam que ele voltaria no século XXI com o mesmo visual funk dos anos 70. Mais do que isso, ao mostrar como sua personalidade permaneceu autêntica independentemente da mudança de caracterização visual e do linguajar, Luke Cage se tornou um expressivo representante da cultura afro-americana nos quadrinhos.
4- Ciborgue – Diferente da maioria dos personagens negros, Vic Stone não se encaixa em nenhum estereótipo. Ele não é um bandido ou marginalizado, não é alguém que teve que lutar mais na vida porque era negro, não é perseguido ou algo assim. Ele simplesmente é um garoto negro que ganhou super poderes e tem problemas que outra pessoa poderia ter independente da sua cor. Com o tempo ele virou um grande estrategista e, hoje, é líder e mentor dos Novos Titãs, grupo que ajudou a fundar.
5- Superchoque – Assim como no caso do Pantera Negra, a série de animação do Superchoque oferece uma abordagem diferenciada de toda uma comunidade negra. Na série, vários jovens de uma escola de subúrbio foram afetados por um acidente que lhes deu super-poderes no melhor estilo Marvel. Contudo, os dilemas e conflitos entre “mocinhos” e “bandidos” existiam antes mesmo da mutação e as histórias sempre levam isso em conta. Quanto ao protagonista, é especial por não ser mais uma cópia do Homem-Aranha, já que quando Virgil Hawkins veste o uniforme de Superchoque seus problemas não desaparecem e ele é basicamente a mesma pessoa.