Top Pop Detalhistas
Depois de falar de artistas com traço econômico, vamos falar daqueles (bons) que usam todo tipo de recurso para deixar sua arte mais realista. Este termo, na verdade, nem sempre é usado com muito rigor e muitos trabalhos acabam sendo chamados de realistas sem merecer. Os artistas desta lista são os verdadeiros exemplos de como uma arte realista pode ter atrativos mais interessantes do que a pura virtuose. Geralmente estes mestres apresentam um algo mais, um talento especial que dá vida àquelas figuras de formas completamente verossímeis de modo que o todo da personagem também tenha mais vida.
1- Hal Foster – Um verdadeiro pioneiro, em vários aspectos. Além de ter ajudado a criar o gosto dos leitores de quadrinhos pela aventura com Tarzan e Príncipe Valente, umas das séries mais importantes de todos os tempos, também trouxe um novo padrão de ilustração para o meio. Graças a ele, pela primeira vez se comparou uma página de quadrinha a uma “obra de arte tradicional”.
2- Neal Adams – Neal renovou o mundo dos super-heróis no final dos anos 60. Ele foi o primeiro a usar referências para dar um tratamento fotográfico aos quadrinhos. Depois dele, um novo padrão se estabeleceu na indústria e vigora praticamente soberano até hoje. É, em boa parte, por causa dele que existe hoje esta obsessão com a figura humana realista. O trabalho de Adams fascina até hoje, com um impacto causado por enquadramentos ousados e tomadas cheias de emoção dos personagens.
3- Alex Ross – Ross é um gênio porque juntou dois extremos: as figuras estilizadas de quadrinhos clássicos e o realismo que os fãs tanto gostam (graças a Neal Adams). A prova disso é seu Capitão Marvel em Reino do Amanhã, que mesmo parecendo totalmente realista, é a imagem do personagem criado por C.C. Beck. Ross mostrou que uma imagem “realista” pode trazer uma série de metáforas e referências a outras coisas que não apenas o mundo real.
4- George Pérez – Algo que Pérez não tem é preguiça. Mesmo hoje sua disposição e habilidade para desenhar dezenas, até centenas, de personagens numa mesma cena impressiona. Com isso, ele ajudou a dar um novo sentido para a idéia de grupos de heróis e universos de personagens. Não é de se admirar que Pérez não tenha discípulos que demonstrem a mesma capacidade, afinal, conceber uma página destas deve ser tão difícil quanto desenhá-la.
5- Joe Cassaday – O mais novo astro do foto-realismo, que vem melhorando muito a cada trabalho. Mas o mais importante é que mesmo realista, o estilo de Cassaday tem identidade própria, impossível de se confundir com o de outra pessoa. Com um palmo de vantagem sobre Brian Hitch (de Os Supremos), Cassaday consegue manter o nível de detalhes mesmo nos quadrinhos menores e transmitir melhor as emoções dos personagens e não apenas seus músculos e acessórios.