Top Pop Quem quer ser um Super-Herói
Semana passada a o canal de TV a cabo Sony passou a final de Who Wants to be a Super Hero? e algo muito interessante é que o vencedor, Feedback, queria mesmo ser um super-herói. Ele tinha esse sonho, não estava ali pela fama, por dinheiro ou algo assim, ele queria se ver como herói. Outro exemplo vindo da TV é a série Heroes, onde o personagem Hiro tem a realização de seu sonho de ser um super-herói.
Em homenagem a eles, fizemos uma lista de heróis que realmente quiseram ser heróis. Diferente do Homem-Aranha que vive sob o peso da responsabilidade da morte de seu tio Ben, do Batman e sua eterna vingança e outros que não tiveram opção e, de uma forma quase que inevitável foram arrastados para a vida de luta contra o crime, estes personagens trilharam o caminho do bem por convicção.
1- Tim Drake: Desde a infância Tim Drake acompanhou as façanhas da dupla dinâmica, Batman e Robin, sonhando em ser como eles. Inspirado a desenvolver sua mente e seu corpo, não foi difícil para ele perceber que a morte de Robin (Jason Todd) afetava profundamente o Homem-Morcego. Tendo descoberto as identidade de Bruce e Wayne e Dick Grayson, Tim os procurou para explicar-lhes que o Batman sempre ia precisar de um Robin e o destino cuidou para que ele, melhor do que ninguém, desempenhasse este papel.
2- Capitão América: Ele não tinha inicialmente a idéia de ser um grande herói, contudo ele é o verdadeiro voluntário para ser um soldado melhor. Por anos se falou da coragem do franzino Steve Rogers que se ofereceu para participar de um arriscado programa que o transformaria no soldado definitivo. Rogers não tinha essa idéia de ser um super-herói, mas ele queria defender seu país, queria ajudar a terminar uma guerra, queria ser uma parte importante. Mesmo nunca desejando diretamente o lado super-heróico, ele queria fazer tudo que um herói deve fazer.
3- Homem-de-Ferro: Tony Stark até poderia ter parado de usar sua armadura como arma depois de escapar do Vietnã, mas algo em sua consciência fez com que ele seguisse em frente até se tornar, ao lado do Capitão América, uma referência dos Vingadores. Perceba que Tony é bem diferente de Bruce Wayne, pois Batman sempre usou a figura de playboy como um disfarce, enquanto Stark era de fato um playboy e tinha todos os motivos do mundo para continuar em seu mundinho. Mas ele passou por cima disso e se tornou um herói.
4- Demolição: Dennis Dunphy não é o herói mais conhecido da Marvel, bem longe disso. Contudo, ele já esteve entre os maiores heróis da Terra, sendo, inclusive, por um breve período um dos Vingadores e por um bom tempo atuou com o Capitão América. Ele é apenas um homem que recebeu um tratamento que o deixou mais forte do que deveria, mas sua adoração pelo Demolidor o levou a fazer uma fantasia em homenagem ao herói e tentar seguir seus passos. Anos depois ele decidiu que seria um herói dos sem-teto, vivendo, inclusive, como um deles. Atualmente, quem está acompanhando The Pulse sabe que Bendis trouxe o personagem de volta, mas o apresentou em uma situação bem degradante.
5- Arqueiro-Verde: Depois de um certo tempo na vida de combate ao crime, as personalidades de Olliver Queen e do Arqueiro-Verde já eram uma só. Ollie passou a lutar em tempo integral por algo muito maior do que levar simples bandidos à cadeia. Com uma língua tão afiada quanto suas flechas, ele dispara críticas contra todos, principalmente seus companheiros da Liga da Justiça. Na verdade, Ollie é um legítimo e raro herói com um ar de romantismo que chega a ser poético. Afinal, quantos mais têm coragem para enfrentar este mundo moderno louco com um arco na mão?