A Família Pato

 

Depois de grande você ficou confuso com todos aqueles personagens nas revistas Disney? Todo mundo chama todo mundo de tio, ninguém tem pai (aparentemente) e os antepassados da família deixam tudo muito mais complexo. Pois é, não é à toa que Keno Don Rosa teve que se debruçar muito sobre os quadrinhos e os arquivos inéditos de Carl Barks para dar continuidade à obra do grande mestre.

 

Agora, para refrescar a sua memória e te ajudar com as perguntas dos seus próprios sobrinhos que ainda não lêem Homem-Aranha, o Pop Balões faz uma pequena recapitulação do álbum de família do Pato Donald. Para quem quiser algo mais detalhado, pode consultar diretamente o site mantido por fãs muito dedicados de Don Rosa, que parecem ter herdado dele o perfeccionismo de um legítimo apreciador profissional.

 

Os leitores conhecem a história da família Pato desde 1564. Seu primeiro membro conhecido foi o Contramestre Donaldo, que viajou para as Índias Ocidentais no navio britânico O Falcão. Ele provavelmente desapareceu num naufrágio e o nada mais se soube a respeito de seus descendentes até que Tomás Reco, que se casou com a vovó Donalda, apareceu em Patópolis no final do século XIX.

 

Donald e sua irmã gêmea Dumbela são filhos do Patoso, filho da vovó Donalda e de Tomás Reco. A mãe deles é Hortência McPatinhas, irmã do Tio Patinhas. O primeiro encontro de Donald com este seu tio foi quando Donald ainda era criança e, após uma rixa em que a família virou as costas para Patinhas, ele ainda voltou atrás para dar-lhe um pé na bunda do tio.

 

Os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho são filho de Dumbela com um personagem ainda desconhecido. Keno Don Rosa afirma que se trata de um irmão de Margarida, a namorara de Donald. Margarida ainda teria uma irmã, que seria a mãe de Lalá, Lelé e Lilí, que seriam primas dos três meninos.

 

A vovó Donalda ainda possui um outro filho, Patolfo, e uma filha, Patrícia Pata, mãe do Gastão Sortudo, que disputa o amor de Margarida com Donald.

 

Donald também é sobrinho do Professor Ludovico Von Pato, que segundo Don Rosa, é casado com Matilda, irmã do Tio Patinhas e Hortência. Os três são filhos de Fergo, um fazendeiro de Glasgow, na Irlanda. Fergo era irmão do Capitão Patico e de Nicolau Patusco.

 

Patico foi o primeiro McPatinhas a vir para a América, no final da década de 1840. Patico seguia a carreira na marinha que tornou famoso seus ancestrais, o Imediato P.A. Tinhas e o Capitão McPatinhas.


 

 

Comentários no nosso Boteco ou por

 

Retorne a página inicial