Top Pop – Derrotas
A Copa pode até continuar, mas o Brasil perdeu. Nosso time de estrelas, com direito a quadrado mágico e tudo mais, voltou para casa mais do que derrotado, envergonhado. Um time com tudo para vencer, temido por todos os adversários, não executou um jogo decente e não trouxe o esperado Hexa. Por isso, montamos essa lista de maiores derrotas nos quadrinhos.
Mas antes, uma citação retirada do blog do José Roberto Torero, que foi a melhor reflexão pós-derrota que achamos:
“(...) Quanto a nós, torcedores, já não seremos mais campeões mundiais, já não venceremos mais esta guerra mundial, já não nos fantasiaremos de verde e amarelo. Só nos resta voltar às coisas pequenas da vida: aos nossos amores imperfeitos, aos nossos amigos de todos os dias, às nossas piadas no trabalho. Coisas que, no final das contas, não são tão pequenas assim.”
1- Crepúsculo Esmeralda: A derrota da maior força policial do universo, talvez os mais poderosos e antigos seres de todo a existência. Todos os Guardiões do Universo e seus 3600 Lanternas Verdes tiveram suas vidas, sua fonte de poder e sua reputação destruídas quando Hal Jordan enlouqueceu na tentativa de trazer Coast City de volta. O fato mudou completamente a forma como os habitantes de todos os cantos do universo encaravam a lei e a ordem entre os povos e, especialmente entre os heróis da Terra, nasceu um sentimento de que há certos limites para o heroísmo.
2- A Morte de Gwen Stacy: Ela era a amada do Peter Parker, a paixão adolescente de um “nerd” que sempre se sentiu isolado e sem amigos de verdade. Mas em uma vingança contra o herói (não, não estamos considerando essa história nova do caso dela com Norman), o Duende Verde a raptou, levou para o alto de uma ponte e a jogou para a morte certa diante dos olhos do Homem-Aranha. Ele tentou salvá-la segurando-a com sua teia, mas tudo que conseguiu foi matá-la mais rapidamente com a parada brusca que quebrou o seu pescoço. Esse se tornou mais um grande peso nas costa do já torturado herói, que sempre carregou a culpa pela morte de seu primeiro amor.
3- A Queda de Murdock: Matt foi traído por sua amada Karen Page, que vendeu o segredo sobre sua vida dupla como Demolidor para poder comprar mais heroína. Como não poderia deixar de ser, esse segredo chegou às mãos do Rei do Crime, que cuidadosamente arquitetou a destruição da identidade civil do Homem Sem Medo tirando seu dinheiro, seu emprego e seus amigos. Depois de perturbá-lo o suficiente, o derrotou fisicamente como Demolidor, para fechar sua vingança. Como todo mundo sabe, o Demolidor eventualmente deu a volta por cima.
4- A Queda do Morcego: Nunca um inimigo do Batman teve como objetivo tão claro destruí-lo de todos as formas possíveis. Bane arquitetou um meticuloso plano para desgastar física e mentalmente o Homem-Morcego para enfim quebrá-lo, literalmente, em seu próprio esconderijo. Pela primeira vez o Cavaleiro das Trevas parecia estar fora de ação para sempre. As conseqüências foram muitas e as mudanças para todos os personagens foram profundas. Quando Azrael assumiu o manto do morcego, todos os aliados de Bruce Wayne tomaram outros caminhos, especialmente Alfred, que só retornou tempos depois da recuperação do Cavaleiro das Trevas original.
5- Vingadores: A Queda: Antes de qualquer coisa, não é culpa nossa que o dicionário dos tradutores tenha um marcador na palavra “Queda”. Vingadores, Debandar! em oposição a Avante, Vingadores! seria mais interessante, mas provavelmente “não comercial”. Fora isso, ver os maiores heróis da Terra sofrerem uma série de ataques, várias baixas e a revelação de que a culpada de tudo era a Feiticeira Escarlate, um dos seus membros e não um terrível vilão, é, no mínimo, chocante. O mais interessante dessa história é que ela não foi uma derrota momentânea que se passa por cima, os heróis ficaram tão abalados, a ponto de acreditarem que os Vingadores eram um problema maior que uma solução.