Homem-Aranha: Inimigos
Parte 5 – P - R
Por (colaborador)
Puma: Thomas Fireheart recebeu a herança genética de sua tribo do Novo México, o que lhe possibilitava a transformação num felino selvagem. Atuando como mercenário, confrontou o Aranha a serviço do Rosa, e chegou a descobrir a identidade secreta do herói. Contudo, percebendo que ele era um homem honrado, parou de perseguí-lo e seus caminhos só se cruzavam quando os serviços do Puma interferiam na rota do Aranha. Certa vez, ao atacar o herói em público, induzido por um falso artigo do Clarim Diário, o Puma manchou sua honra e, para restaurá-la, comprou 51% das ações do Clarim, tornando-se sócio majoritário. Assim sendo, começou uma campanha pró-Aranha que durou meses e só terminou quando os dois decidiram se enfrentar no Novo México. Depois da "purificação" na casa do suor, quando o tio de Fireheart passou uma lição para ambos, os dois se defrontaram num combate cruel. Então, Peter percebeu a lição que aprendera na casa do suor: não havia dívida nenhuma para ser paga, os dois já estavam em igualdade. Quando o Puma também percebeu, os dois apertaram as mãos, resolvendo a questão. Hoje, o Puma não é considerado nem inimigo nem aliado do herói.
Raposa Negra: um idoso ladrão profissional, o Raposa há anos vem tentando um último golpe para financiar sua aposentadoria. Foi sempre detido pelo Homem-Aranha, mas sempre conseguia convencê-lo de que, com sua idade, a prisão seria fatal. Assim, o Aranha devolvia a mercadoria ao dono e deixava o Raposa livre. Foi somente quando o Dr. Destino interviu numa destas caçadas que o Aranha conseguiu criar coragem para prendê-lo. O caso foi que o Raposa havia roubado uma jóia pertencente ao governo da Latvéria, ou seja, de Destino. O Aranha conseguiu recuperar a jóia, que fora vendida a Andrew Carpatian, descendente de Ambrose Carpatian, o qual havia trazido um enxame de insetos canibais da Amazônia para Nova Iorque. Cauculus, um dos jovens deuses, arquitetou um plano para que o Aranha, Homem-Areia, Gatuno, Rocket Racer e Vingadores lançassem o enxame no espaço, mas Carpatian queria trazê-lo de volta. Juntos, Aranha e Raposa atuaram em prol da humanidade. A jóia foi devolvida ao Dr. Destino e o Raposa Negra foi finalmente preso.
Ratus: Edward Wheelan fez parte de uma experiência do Barão Zemo, nazista inimigo do Capitão América, a qual expandia as entranhas maléficas de seres humanos. A experiência despertou em Edward o ódio reprimido pelos abusos de seu pai na infância, transformando-o num homem-rato. A princípio enfrentando o Capitão América, confrontou o Aranha controlado por Kraven e entraria em tratamento com a Dra. Ashley Kafka, uma grande amiga do Aranha. Depois de escapar algumas vezes e finalmente confrontar o Barão Zemo, Ratus hoje está curado de sua maldição.
Resposta: foi na chamada Era do Uniforme Negro que o Homem-Aranha e a Gata Negra enfrentaram um dos seus piores inimigos. Um contratado do Rei-do-Crime, Resposta era o lacaio perfeito, que teria soluções para todos os problemas, além de poder voar e possuir diversas armas. Acabou sendo responsável pela volta do Cabelo-de-Prata... e acabou morto.
Rei do Crime: Cometendo seu 1º assassinato aos 12 anos de idade, Wilson Fisk começou a estudar ciências políticas e percebeu que só poderia crescer no submundo através da força. Desenvolvendo seus músculos muito além do nível humano, Fisk começou a subir hierarquicamente através de atividades ilícitas, a fim de competir com a Maggia. Vários foram os confrontos entre ele e o Homem-Aranha. Fisk sempre manipulava todos ao seu redor. Sua única face boa ele mostrava à sua esposa, Vanessa, que chegou a convence-lo a entregar informações de todo o submundo às autoridades competentes. Para impedir isso, os líderes criminosos seqüestraram Vanessa e forjaram sua morte. O Rei voltou à ativa e entregou o dossiê às autoridades, eliminando seus concorrentes. Depois, incentivou Randolph Wilson Cherryh a candidatar-se à prefeitura, mas o Demolidor havia encontrado Vanessa, com sérios distúrbios mentais. Convencendo Fisk a desistir da idéia de colocar Randolph na prefeitura, devolveu-lhe Vanessa. Logo, Karen Page, a ex-namorada do Demolidor, venderia a identidade secreta a um bandido que por sua vez a passaria ao Rei. Com essa informação, o Rei conseguiria destruir a vida de Matt Murdock. No entanto, sua esposa o abandonaria e viajaria para a Europa. O Demolidor retornaria para sua revanche e, tempos depois, Wilson Fisk decairia do seu posto de todo-poderoso. Então, vários líderes entrariam em guerra para tomar o lugar desocupado, mas seriam detidos pelo Justiceiro, Demolidor e Nômade. O Rei ficaria tempos fora da ativa, mas retornaria, entraria em confrontos com o Demolidor e, futuramente, se refugiaria no Japão, onde ficaria por longo período.
Foram muitos os conflitos pelo poder. Octopus, Coruja, os Duendes, Pensador Louco, os Executores (O Chefão, Montana, Touro e Dan), Justin Hammer, Stane Internacional, facções da Yakuza e Tentáculo, Sanguessuga e muitos mais. Várias foram as variações no submundo. Um pouco antes do casamento entre Peter e Mary Jane, um grave conflito se seguiu e o épico ficou conhecido como Guerra de Gangues: o fato foi que o Rei havia saído da cidade e a guerra começou a explodir para tomar o seu lugar. O Rosa se aliou ao Duende Macabro e seu melhor amigo, Alfredo. Entraram na guerra os Azuis, Justiceiro, Cabeça-de-Martelo, Gata Negra, Demolidor e seus parceiros: Falcão, Tenente Tork e, claro, o Homem-Aranha no meio do fogo cruzado. Ao final, o Rei, que havia sumido de cena para rever sua esposa, volta a Nova Iorque, mata nomes importantes no submundo e retoma o seu lugar. Logo em seguida, Ned Leeds acabaria morto pelos capangas do Estrangeiro, mercenário e ex-marido de Silver Sable.
Meses depois, Oswald P. Silkworth, o Arranjador, lacaio do Rei, tentou matar os irmãos Carlos e Eduardo Lobo, do Texas, acreditando que a quadrilha deles representaria uma ameaça a seus negócios. O Arranjador falhou e os Irmãos Lobo voltaram para sua vingança, trazendo várias perdas para diversas gangues. Os dois irmãos tinham o poder de se transformarem em lobos ao anoitecer e Glory Grant, a amiga de Peter, até se apaixonou por Eduardo. Ao final da guerra, Glory tentava focalizar mira de uma arma de balas de prata enquanto Eduardo e Aranha brigavam. O tiro atingiu Eduardo, mas ela mirava no Aranha. Carlos continua vivo, mas nunca mais apareceu. Nessa ocasião, o Camaleão ocupou o lugar do J.J.J., em busca de informações a respeito do Rei. Terminada esta guerra, o Rei mandou que o Arranjador fosse morto pelos mercenários Knight e Fogg, de Londres. Assim, a cidade ficava sob domínio do Rei, do Cabeça-de-Martelo e do Camaleão.
Fisk também causou muita dor-de-cabeça a outro herói, o Demolidor, que viu a oportunidade de se vingar quando seu inimigo estava com problemas com a HIDRA. Reunindo provas que o incriminavam, Matt Murdock conseguiu provocar a Queda do Rei do Crime, deflagrando uma nova disputa pelo poder, que foi detida graças a uma nova aliança do Justiceiro, Demolidor e Nômade.
O lugar antes ocupado por um foi dividindo entre vários nomes do submundo. Entre eles o de Fortunato, mas este não teve vida longa dcepois que se envolveu com o Tarântula Negra. Os dois acabaram destruindo-se mutuamente e o confronto foi propício para a volta de Fisk, que começou, então, a eliminar os chefões um a um. Contratando Nitro e Touro (Na verdade, o irmão do Touro original, dos Executores), investiu contra Norman Osborn, Cabeça-de-Martelo, Cabelo-de-Prata e outros. Pouco a pouco, Fisk foi retomando seu lugar. Contudo, já não possui mais o status de antigamente.
Rino: antigo capanga de chefões do submundo. Com seu Q.I. de ostra, Rino foi escolhido para testar uma armadura de rinoceronte que amplificaria sua força e lhe daria um chifre capaz de atravessar paredes. Porém, a armadura acabou aderindo à sua pele e ele acabou preso a ela por longos anos. Na última investida do Sindicato Sinistro, Rino finalmente conseguiu remover a armadura chantageando um capanga do Rei, mas se viu obrigado a voltar à ativa, pois sabia que o Rei nunca o deixaria em paz. Pedindo que Justin Hammer fizesse um novo traje, o Rino está na ativa até hoje.
Rocket Racer: Robert Farrell era um bandido de segunda que se utilizava de um skate supermotorizado e armas de foguetes. Dissuadido pelo Homem-Aranha de tornar-se um vilão, Rocket Racer ajudou o herói diversas vezes, como por exemplo, quando racistas invadiram o campus da U.E.S., onde Rob deveria estudar. O líder deles, Eddie "Cruz", foi atingido com o fluido de teia experimental de Peter e tornou-se “Skinhead, o Redentor Branco”, uma criatura gelatinosa e canibal. Juntos, Aranha e Racer detiveram o vilão, que nunca mais apareceu. Hoje, Rocket Racer anda sumido.
Rosa: Richard Fisk nunca gostou do Império do Crime de seu pai e sempre esteve disposto a depô-lo. Richard já havia assumido outras identidades no passado, dentre elas a do Planejador, mas sempre falhara. Participou da Guerra de Gangues aliado ao Duende Macabro e a seu amigo, Alfredo. Mas com o fim da Guerra, mais uma vez derrotado, passou a trabalhar junto com seu pai. Depois de alguns meses de paz, contudo o Rosa retornaria, mas não mais como Richard Fisk. Aliado de Richard, ele era o sargento Blume, de Nova Iorque, que queria se vingar do Rei por ele ter matado seu irmão. Mas Richard o traiu e matou o Rosa, aliando-se ao Novo Duende Macabro, agora separado do demônio. Ao mesmo tempo, o Rei caía pelas mãos do Demolidor e a gangue do Rosa estava atrás de Peter Parker, por ele ter tirado uma foto de Richard e do Rosa juntos. Na verdade, quem havia tirado a foto era Nick Katzemberg, seguindo uma pista de um mendigo chamado Twith, que lhe vendia informações. Twith, por ter boca grande, acabou morto pelos capangas do Rosa, a Guarda Pretoriana. No final do conflito, Richard desapareceu no mar e o Rosa sumiu. Semanas depois, Richard apareceria na ilha do Dr. Kevin Trench, o Nightwath. No entanto, a verdade era que ele não era Fisk. O verdadeiro Richard Fisk havia ficado em Nova Iorque, atuando como o Rosa Vermelha. Esse "Richard" que foi parar na ilha era Alfredo, que tinha trocado de lugar com seu amigo depois que o sargento Blume morreu. Roubando uma luva de Nightwath e se denominado Manopla, Alfredo volta à cidade para vingança, o que originou um conflito com Os Novos Executores. Nessa ocasião, Peter inventou uma couraça metálica para enfrentar os bandidos, a qual denominou Aranha de Ferro. No fim, a maioria dos bandidos acabaria presa e Richard nunca mais assumiria a identidade de Rosa. Contudo, outro o faria: Jacob Conover, que aliado a Fortunato e Dalila, tentaria ter sua fatia do bolo da máfia, mas seria detido – obviamente – pelo Homem-Aranha.
Retorne ao Índice do Aranha