Homem-Aranha: Inimigos
Parte 3 – E – J
Por (colaborador)
Electro: um dos mais poderosos vilões do mundo, Maxwell Dillon era um arrogante eletricista até que, ao ajudar um colega, Harris, que acabou preso ao consertar fios de luz, acabou sendo atingido por um raio. Ao invés de morrer, Max passou a controlar os raios elétricos, iniciando uma longa carreira de crimes. Diversas foram as investidas contra o Homem-Aranha, mas o aracnídeo sempre achava um jeito de derrotá-lo, seja utilizando água, seja unindo seus membros para provocar curto-circuito, seja na base da porrada. Dillon ingressou o Sexteto Sinistro em todas as suas formações e algumas vezes chegou a derrotar o Homem-Aranha, mesmo sozinho. Claro que o herói sempre voltava para sua revanche. Em certa ocasião, por exemplo, Electro alcançaria o auge de seu poder quando o novo Rosa e Dalila aumentaram as ondas elétricas que percorriam seu corpo. Deste modo, ele daria uma surra no Aranha e se tornaria quase invencível. Somente com a ajuda do X-Man e de um traje isolante, o herói conseguiria derrotá-lo. Nesta investida, Electro se sobrecarregaria de poder e acabaria explodindo. Retornaria tempos depois, com seus poderes novamente restabelecidos, e continua infernizando o Aranha sempre que pode.
Enxame: Fritz Von Meyer era um especialista em apicultura que fazia experiências radioativas com abelhas. Certa vez, uma dessas experiências fez as abelhas ganharem consciência própria e matarem Von Meyer. Os insetos tornaram-se as células de seu próprio corpo, mas foram derrotados pelos Campeões em sua primeira aparição. Enxame retornaria, atacando a U.E.S. anos mais tarde e seria detido pelo Homem-Aranha. Só retornaria décadas depois, enfrentando Ben Reilly como o Novo Aranha e nunca mais apareceria.
Escorpião: como é sabido, J. Jonah Jameson é o homem que mais odeia o Homem-Aranha na face da Terra. Nos primórdios da carreira do herói, o ódio pelo mesmo fez Jameson procurar o Dr. Farley Stillwell, que estava desenvolvendo pesquisas biológicas com diversos tipos de animais, envolvendo mutação de genes e outras coisas, para que ele criasse alguém capaz de derrotar o aracnídeo. O escolhido foi Mac Gargan, um contratado de Jameson para seguir Peter Parker, visando descobrir como ele tirava as fotos impressionantes do herói. O Dr. Stillwell optou por transformar Gargan num escorpião humano, pois os escorpiões são predadores naturais das aranhas. O processo foi um sucesso: Gargan ficou incrivelmente forte e ganhou uma armadura com uma calda a qual poderia disparar rajadas ou ácido. Entretanto, a experiência fez com que a mente do Escorpião ficasse instável e ele se voltasse contra o crime, chegando inclusive a matar o Dr. Stillwell, que pretendia ajudá-lo a curar sua mente. Em seu primeiro confronto com o herói, ele conseguiu derrotá-lo, mas o Aranha voltou como sempre e destruiu sua calda, sua armadura e o prendeu. Várias foram as caldas trocadas em sua armadura. Com o passar dos anos, Gargan foi ficando mais e mais perverso, até ficar completamente insano. Após todos estes anos, Gargan ainda culpa Jameson por sua transformação, além do Aranha (claro!) e jura vingança aos dois. Atualmente ele está usando o simbionte alienígena depois da morte de Eddie Brock e é o novo Venon.
Os Esmaga-Aranhas de Spencer Smythe: Smythe foi procurado por J.J. Jameson para construir um robô capaz de destruir o Homem-Aranha. Várias foram as tentativas, todas fracassadas. E a cada tentativa, ia crescendo seu ódio pelo Aranha. Até que Smythe adquiriu câncer devido à extrema radiação com que lidava para construir os robôs. Culpando Jameson e Aranha por seu ódio, decidiu se vingar dos dois: capturou ambos e os aprisionou com uma algema que era uma bomba-relógio programada para explodir em 24 horas. Numa desesperada corrida contra o tempo, ainda tendo que enfrentar o empecilho do Mosca pelo caminho, o herói conseguiu salvar sua pele e a de seu grande inimigo, desativando a fonte de energia da bomba com gás criogênico, o que liberou as algemas e ele pôde lançar a bomba ao longe. Smythe morreu, mas seu filho, deficiente das pernas, apareceria anos mais tarde, pouco antes de Peter se casar com Mary Jane. Almejando vingar seu pai, ele construiu os novos Esmaga-Aranhas. Derrotado em sua primeira investida, ele atacaria de novo, com os mais mortíferos robôs, na época do Retorno dos Pais de Peter Parker. Ao final do conflito, para surpresa do Aranha, Alystair Smythe se levanta de sua cadeira flutuante de alta tecnologia, com seu corpo totalmente transformado. Graças aos cientistas, ele havia se tornado... o Esmaga-Aranha Supremo! Dotado de força, tentáculos e teia, ele quase teve sucesso em sua vingança, mas acabou derrotado. Entretanto, ele ainda está na ativa, é extremamente perigoso e pode voltar a qualquer momento.
Fortunato: Durante a Saga do Clone, surgiu um novo gângster chamado Fortunato. Um dos capangas de Fortunato, Jimmy 6, que também é seu filho, aliou-se ao Novo Aranha e ao Demolidor, para confrontar as gangues unidas sob sua ordem. Também surgiu um novo Rosa, que contava com os serviços de Dalila, uma mulher mortífera. Da América do Sul, um homem que se dizia imortal e se intitulava de Tarântula Negra passou a ameaçar as gangues de Nova Iorque. No final da saga "Crise de Identidade", revelar-se-ia que Fortunato era tio de Dante Rigoletto e ambos precisaram fugir anos trás, quando o Rei estava impondo seu império sobre a cidade. Ele foi ajudado pelo repórter Jacob Conover do Clarim e ficou lhe devendo um favor. Quando o Rei foi para o Japão, Fortunato voltou e conseguiu manter todas as quadrilhas sob seu domínio, retribuindo o favor de Conover e lhe conferindo a identidade de novo Rosa. Mas Fortunato não contava com o Tarântula Negra, que na verdade era Carlos Lamuerto, ex-marido de Marina Caches, com quem Dante se casaria. Lamuerto descendia da ordem dos Tarântulas Negras, cujo poder passava de pai para filho. Ao ver a perversidade que aguardava seu filho, Marina fugiu, mas foi descoberta pelo ex-marido, que invadiu a mansão de Fortunato atrás dela. Depois do tradicional quebra-pau com o Homem-Aranha, Lamuerto percebeu o sofrimento que poderia causar à sua mulher e filho. Assim sendo, o Tarântula Negra partiu e nunca mais apareceu. Fortunato, contudo, ficou em ruínas e acabou sendo deposto pelo Rei do Crime.
Fundação Vida de Carlton Drake: A Fundação Vida é uma instituição que acredita que logo haverá a Terceira Guerra Mundial, a qual terá impacto nuclear e arrasará a humanidade. Com esta crença em mente, eles criaram condomínios de sobrevivência e os vendiam para milionários que compartilhavam deste temor. Porém, os condomínios necessitariam de guardas de altíssima tecnologia. A princípio, a Fundação capturou o mercenário Chance para descobrir o segredo de suas armas e usá-las em seus soldados, o que acabou atraindo a atenção do Homem-Aranha. Mais tarde, eles capturaram Venom e retiraram dele cinco pedaços genéticos, o que gerou cinco novos simbiontes. Aliado ao Aranha, Venom conseguiria derrotar todos os cinco, mas uma simbionte feminina sobreviveria. Se bem que não por muito tempo. Sempre atuando por meios ilícitos, a Fundação teve seus planos frustrados pelo Homem-Aranha diversas vezes. No entanto, nunca foi incriminada: se seus planos dão errado, eles destroem todas as provas comprometedoras.
Fogo-Fátuo: Jackson Arvad trabalhava junto a James Melvin, o crápula da Corporação Brand, até que um acidente desfez a atração magnética de suas moléculas. Dominado por Jonas Harrow, foi obrigado a investir contra o Aranha, mas nunca gostou de agir como um vilão. Livrando-se do controle de Harrow, regenerou-se e ainda hoje aparece em algumas ocasiões especiais.
Gatuno: Hobie Brown era lavador de janelas e inventou equipamentos para atuar como criminoso. Também dissuadido pelo Homem-Aranha da idéia de tornar-se um ladrão, regenerou-se e o ajudou em diversas ocasiões. Houve um Gatuno que colaborou com Beladona durante a investida dela contra Roderick Kingsley. Anos depois, enquanto Hobie ficava paralítico, um terceiro assumiu seu lugar, Rick Lawson, enfermeiro que descobrira sua identidade e lhe roubara os equipamentos. Foi detido pelo Aranha e Hobie, quando conseguiu voltar a andar, voltou novamente à ativa como o único e verdadeiro Gatuno.
Gibão: Martin Branco é um mutante com a aparência de um homem-macaco, sendo extremamente ágil. Controlado por Kraven, o Caçador, o Gibão investiu contra o Aranha e foi derrotado. Anos depois, retornaria aliado à Legião de Perdedores. Naturalmente, sem muito sucesso.
Halloween: inicialmente, esta identidade era utilizada por Jason Macendale, um mercenário que utilizava um disco voador e bombas-abóbora. Quando Jason se tornou o segundo Duende Macabro, o Halloween deixou de existir por um bom tempo, até que, depois da Saga do Clone, um novo e mais poderoso Halloween surgiu, utilizando poderosas ilusões e chegando a aliar-se ao misterioso “Conundrum”. Mais tarde descobriu-se que este novo vilão era na verdade uma vilã, Maguire Beck, prima do Mysterio original. Presa pelo Homem-Aranha e pelo Demolidor, acabou sendo tirada de circulação.
Homem-Areia: criminoso que fugia da polícia, William Baker refugiou-se numa praia, quando uma carga de radiação o atingiu. Baker viu-se transformado num ser que poderia transformar seu corpo em areia, podendo moldá-lo como quisesse. No início de sua carreira, ele era chamado de Flint Marko, mas após longas investidas contra o Homem-Aranha, Baker regenerou-se, adotando o nome de Sylvester Mann. O que levou Baker a se regenerar foi uma trágica experiência com o Homem-Hídrico, onde ambos passaram um bom tempo fundidos na forma do Homem de Lama. Quando conseguiram se separar, Baker começou a repensar sua vida, conversou com o Coisa e decidiu se reerguer, tornando-se um herói. Chegou a ingressar nos Vingadores como membro reserva e até ajudou o Homem-Aranha contra o Sexteto Sinistro e em outras ocasiões. Mais tarde ingressou no Comando Selvagem de Silver Sable, mas sua carreira de herói acabou quando o Mago o capturou. Visando ter de volta o velho Flint Marko criminoso, o Mago utilizou uma máquina que age no inconsciente humano, trazendo de volta a personalidade maligna de Areia. Mesmo não tendo se aliado ao Mago, o vilão continuou a agir com Silver, aguardando o momento certo de traí-la e voltar à carreira do crime. O momento chegou e, tempos depois, ele lideraria uma nova formação do Sexteto Sinistro contra o Dr. Octopus. Sendo mordido por Venom na ocasião, Baker acabou se desestruturando e levou um bom tempo para se reconstituir. Finalmente, o velho Homem-Areia voltou e está novamente à solta.
Homem-Hídrico: Morris Bench era um marinheiro que caiu no mar enquanto o Aranha ajudava os outros tripulantes a descarregar um gerador de energia experimental, o qual emitia radiação. Bench foi afetado pela radiação e viu que podia transformar as moléculas de seu corpo em água, tal como o William Baker fazia isso com areia. Iniciou, então, uma longa carreira de crimes, chegando a fazer parte do Sindicato Sinistro. Contudo, a “brilhante” mente de Bench sempre acabou levando-o à derrota.
Jonas Harrow e suas criações: outro antigo inimigo do Homem-Aranha, Harrow era mais um cientista louco que planejava estender seu domínio sobre a humanidade, chegando a participar das origens do Fogo-fátuo, do Canguru e do Cabeça-de-Martelo. Atuou ativamente contra o Aranha quando tentou controlar a redação do Clarim Diário, com um invento que induzia o ódio nas pessoas. Derrotado pelo Homem-Aranha, apareceu em raras ocasiões e hoje parece estar fora da ativa.
Jonh Jonah Jameson: o famoso editor do Clarim Diário bolou muitos golpes ao longo dos anos, como procurar o Dr. Farley Stillwell para financiar a criação do Escorpião e o Dr. Farley para a criação do Mosca, além das criações do Dr. Harlan Stillwell e os primeiros Esmaga-Aranhas, construídos por Spencer Smythe. Contratou Luke Cage para caçar o herói, chegou a pedir à Dra. Marla Madison, aquela que viria a se tornar sua esposa, para que construísse uma armadura com aparatos tecnológicos para que ele mesmo a controlasse e investisse contra o herói. Enfim, bolou os mais diversos golpes e continuou a difamar o Aranha e a odiá-lo sem parar, por mais que o herói tivesse salvado sua vida e a de seus entes queridos inúmeras vezes de vilões como o Rei-do-Crime ou o Escorpião. Com o passar dos anos, este ódio irracional foi se amenizando, muito embora Jameson jamais vá admitir que o Homem-Aranha seja um herói.
Retorne ao Índice do Aranha