Homem-Aranha: Aliados
Por (colaborador)
* Cardíaco: Elias Wirtham ergueu um verdadeiro império na Medicina. Em sua adolescência, acompanhou a morte de seu irmão Josh, vítima de uma doença incurável. Ao estudar o banco de dados da empresa que ele comprara, descobriu que a cura da doença já havia sido inventada anos antes, a tempo de salvar seu irmão, mas não foi posta a venda porque a época era inviável para os negócios. Inconformado com a injustiça capitalista, deu origem ao Cardíaco, auxiliado pelo seu colega, Tony Stark (Alter ego: Homem de Ferro). Usando métodos diferentes do herói aracnídeo, mas não tão violentos quanto Justiceiro ou Solo, começou a empreender uma caçada solitária contra os crimes das empresas gigantes.
* Gata Negra: filha do Grande Gato, um dos maiores ladrões dos últimos tempos, Felícia Hardy treinou suas habilidades à perfeição. A princípio uma ladra como seu pai, regenerou-se em nome do amor que sentia pelo Aranha e juntos, lutaram contra a escória de New York. Ela ajudava o Aranha a tirar as fotos, mas não tinha nenhum superpoder. Quando o Aranha foi para o Planeta de Beyonder nas Guerras Secretas, a Gata saiu à cata de poder para ficar à altura de seu amor. Após cansativa jornada por toda a cidade, alguém atendeu seu pedido. A Gata Negra já tinha o poder (era uma mutante), que foi ampliado por cientistas. Ela era extremamente ágil e infligia uma aura de azar em quem a atacasse. O misterioso benfeitor revelou-se como sendo... o Rei-do-Crime. Ela procurou esconder isso do Aranha, mas quando ele soube quem estava por trás de tudo, isso começou a prejudicar a relação dos dois, além do fato dele ter revelado sua identidade secreta e Felícia não ter gostado. Ela era apaixonada pelo Aranha, não por Parker. Não tomando o devido cuidado para guardar este segredo, isso começou a irritar Peter, mais o fato de que seu poder estava lhe dando uma aura de azar... até que tudo o mais culminou na separação. Eles voltariam a atuar juntos contra o Estrangeiro, mas ela o trairia e acabaria fugindo para a Europa. Só retornaria tempos depois, quando Peter e MJ já estariam casados. Por vingança, ela namoraria Flash Thompson, mas acabou gostando dele. Felícia e Peter voltaram a ser amigos e até lutaram juntos depois. Ela se separaria de Flash e acabaria montando uma agência de detetives particulares.
* Justiceiro: Frank Castle, o Justiceiro, fez sua primeira aparição atuando com o Chacal contra o Aranha. Acreditando que o aracnídeo era um criminoso, ele quase o matou, mas percebeu que fora enganado. Herói e anti-herói se encontrariam diversas vezes, sempre com suas crenças diferentes que acabariam pondo ambos em conflito. Castle acredita que a melhor maneira de lidar com os criminosos é os matando, desde que sua família foi assassinada por uma quadrilha no Central Park. Buscando vingança, Castle tornou-se o Justiceiro e atua como vigilante até hoje.
* Homem-Sapo: a princípio um ladrão, desistiu de sua carreira e seu filho, Eugene Colorito, ficou com os equipamentos para atuar como um dos heróis mais ridículos da cidade. Certa vez, uniu-se ao Garoto-Aranha e ao Groxo numa empreitada para disputar o cargo de parceiro do Homem-Aranha. O Groxo era um ex-lacaio do Magneto e continua aparecendo nas aventuras dos X-Men. Olly Osnick, o Garoto-Aranha (Ex-Garoto-Octopus) nunca mais apareceu e o Homem-Sapo "ajudou" a derrotar a Coelha Branca e o Orca e nunca mais foi visto.
* Madame Teia: cega e dotada de poder de premonição, ajudou Peter Parker diversas vezes e havia ficado fora de circulação por longos anos, só retornando recentemente, rejuvenescida graças à Reunião do Quinteto.
* Manto e Adaga: Tandy Brown havia encontrado Tyrone Johnson nas ruas, ao fugir de casa. Raptados por Simon Marshall, foram usados como cobaia para testar um nova droga sintética e acabaram ganhando superpoderes relacionados à luz e trevas. Atuaram ao lado do Aranha diversas vezes. Em algumas, sem a ajuda deles, Peter Parker certamente teria encontrado a morte.
* Mulher-Aranha: Jessica Drew era ainda menina quando seu pai trabalhava com Herbert Edgar Wyndham, aquele que se tornaria o Alto Evolucionário. A pequena Jessica acabou adoecendo, vítima da exposição da radioatividade do urânio. Para salvá-la, seu pai lhe injetou um extrato de aranha experimental, que teoricamente poderia tornar imune à radiação qualquer pessoa. Drew sobreviveu, mas descobriu que havia ganhado habilidades muito similares às do Homem-Aranha: ela podia fixar-se às paredes, tinha força fenomenal, agilidade e podia disparar rajadas de um "veneno" paralisante. Ela também ficou imune à radiação e à toxinas. Anos depois, Jessica desenvolveu um uniforme que também lhe permitia planar pelas correntes de ar e começou a atuar como heroína sob o nome de Mulher-Aranha.
Com o tempo, ela lutou junto aos maiores heróis da Terra, inclusive, é claro, do Espetacular Aracnídeo. Os anos se passaram e a srta. Drew cansou de sua vida heróica, aposentando-se e abrindo uma agência de detetives particulares.
Durante as Guerras Secretas, porém, uma nova Mulher-Aranha surgiu. Seu uniforme era preto e branco e suas habilidades eram diferentes. Além de poder fixar-se às paredes, possuir força e agilidade, ela podia criar "teias" psíquicas. Essa nova heroína logo entrou para a Força Federal e depois, para os Vingadores da Costa Oeste. Muitos anos se passaram até que sua origem fosse revelada: Seu nome verdadeiro era Júlia Carpenter e ela trabalhava para o governo, até ser usada como cobaia para diversos experimentos. Um dia, lhe injetaram uma seringa errada, que continha um soro também derivado de sangue aracnídeo. Furiosa porque poderia ter morrido, Júlia desferiu um golpe na parede, quando descobriu que sua força havia aumentado. Logo, os cientistas fizeram uma bateria de testes e dali surgiu a Segunda Mulher-Aranha.
Mais recentemente, uma nova heróina aracnídea surgiu, quando Peter Parker decidiu deixar de ser o Homem-Aranha (mais uma vez). Primeiramente, ela assumiu o nome e uniforme do herói, pois era uma grande admiradora do mesmo. Quando ela foi derrotada por Shadrac, Peter descobriu que ela era só uma garota: Mattie Franklyn, que havia ganhado seus poderes na Reunião do Quinteto com Norman Osborn, da qual também participaram a Madame Teia, Morris Maxwell e o Manipulador (que se tornaria o já mencionado Shadrac).
Com a volta do Homem-Aranha, Mattie desenvolveu um novo uniforme e se tornou a terceira Mulher-Aranha. Ela podia voar, tinha uma força e agilidade incríveis e atuou junto ao seu ídolo contra uma Quarta Mulher-Aranha. Esta, na verdade uma vilã geneticamente criada pelo Dr. Octopus, conseguiu absorver as habilidades das duas primeiras mulheres-aranhas e pretendia roubar as de Mattie, mas foi impedida pelo herói. Numa ação conjunta, coordenada pela Madame Teia e que contava com as três Mulheres-Aranhas e com o Homem-Aranha, o Dr. Octopus e a Mulher-Aranha "vilã" foram derrotados.
Jessica, Júlia e a Quarta Mulher-Aranha tiveram seus poderes neutralizados e Mattie continuou na ativa como única Mulher-Aranha por um tempo, até Jéssica retomar o seu lugar e aliar-se aos Novos Vingadores.
* S.H.I.E.L.D.: A sigla de Supreme Headquarters International Espionage Lawenforcement Division (Suprema Divisão de Espionagem Internacional e Execução da Lei). Foi criada a princípio para deter a HIDRA, mas atuou junto aos maiores heróis contra diversas ameaças. O Aranha já trabalhou com a SHIELD e seu diretor, Nick Fury, além do tenente Dum-Dum Dugan. Fury trabalhava com o Comando Selvagem antes de ir para a SHIELD, durante a Segunda Guerra. Quando Fury saiu, Silver Sable recrutou o Comando Selvagem e passou a caçar os nazistas remanescentes da guerra.
* Silver Sable e o Comando Selvagem: tendo como base a Embaixada da Symkaria, em Washington, com um consulado em New York, Silver Sable lidera o grupo de mercenários e já atuou contra o Homem-Aranha, mas também lutou ao seu lado. O Comando Selvagem já contou com o caçador de recompensas Paladino e com o Homem-Areia, na época em que estava regenerado.
* Solo: um maníaco anti-terrorista que apareceu em diversas ocasiões. Tal como Castle, Solo discorda totalmente dos métodos do Homem-Aranha.
Retorne ao Índice do Aranha