Sétima Fase: A Era Adulta

Por (colaborador)

Peter e Mary Jane se casaram e em seguida o Dr. Octopus faria seu retorno definitivo. Logo, surgiria também o problema com Lápide e os Irmãos Lobo.

O casal saiu de Chelsea e se mudou para o Bedford Towers, onde Venom apareceria para aterrorizar a esposa de Peter antes de investir contra ele. O herói conheceu o terror ao enfrentar Venom, mas conseguiu vencê-lo e publicou um livro com as fotos que havia tirado de seu alter-ego ao longo dos anos, intitulado “Teias”. Em sua turnê pelo país, reencontrou o Raposa Negra e o Camaleão, que agora havia mudado sua técnica de disfarces com uma nova tecnologia controlada por um cinto.

Um novo Tarântula também surgia e um aluno da U.E.S., Steve Petty, reativaria um robô que Peter havia enfrentado ainda em sua primeira fase: o chamado "Cérebro Vivo". Sentindo-se injustiçado, Steve usaria sua inteligência para reativar o robô e quase matou o Aranha, a si mesmo e a seus amigos, mas no fim, tudo acabou se resolvendo.

O dono do Bedford Towers, Jonathan Caesar, apaixonado por MJ, que agora era a atriz principal da novela "Hospital Secreto", tentaria raptá-la para forçá-la a se casar com ele. Caesar acabou preso, mas deu um jeito de expulsar Peter e MJ do apartamento os forçando a voltar para a velha casa da Tia May, em Forest Hills.

Foi nesta época que parte da memória de Harry Osborn voltou e o Duende Verde confrontou o Duende Macabro durante Inferno (uma saga dos X-Men). Logo em seguida, surgiria o segundo Carniça.

Depois do segundo confronto com Venom, se seguiu uma nova e ainda mais violenta Guerra de Gangues, com os Irmãos Lobo, Lápide, Cabeça-de-Martelo, Camaleão e, é claro, o Rei do Crime.

Como o personagem nunca tem uma folga os vilões da Marvel se reuniram e decidiram que cada um deveria enfrentar e vencer um herói que não fosse seu tradicional arquinimigo, pegando-o de surpresa. Iniciava-se, então, os Atos de Vingança, onde Peter ganhou poderes cósmicos. Tendo sido derrotado por Graviton (inimigo dos Vingadores), e depois pelo Ardiloso, vulgo Pete Pote de Pasta, um patético vilão do Tocha Humana, Peter teve de ajudar o Dr. Max Lubisch num experimento da Universidade Empire State, o qual envolvia energia. O aparelho do Dr. sobrecarregou-se e explodiu. Os fios de luz se soltaram com a sobrecarga e serpenteavam, ameaçando os alunos. Peter rapidamente pôs seu uniforme e, por instinto, agarrou um dos fios que atingiria um dos estudantes. Estando aterrado pelo fio de teia, o herói deveria ter morrido. Logo, Peter percebeu que havia se tornado o... Aranha Cósmico!!!

Agora, com os poderes de um deus, o Aranha voava, disparava rajadas, tinha todos os seus sentidos ampliados (inclusive o Sentido de Aranha, que quase o cegava de dor ao alertá-lo), manipulava átomos de matéria e muitas outras coisas. Logo partiu para a revanche contra o Ardiloso, mas o Quarteto Terrível (Mago, Rei-do-Crime, Dr. Destino e Magneto) que comandava os Atos de Vingança, enviou Titânia, inimiga da Mulher-Hulk, que só havia confrontado o Aranha nas Guerras Secretas. Depois, vieram os Irmãos Grimm (inimigos do Homem de Ferro), e Golias (dos Mestres do Terror, ferrenhos inimigos dos Vingadores), com vinte metros de altura.

O próprio Magneto o confrontaria, acreditando que os novos poderes do herói poderiam ser mutantes e o vilão poderia persuadi-lo a uma aliança contra a humanidade. Vendo que sua teoria estava errada, partiu e deixou o Aranha para trás.

Dr. Destino, como sempre almejando poder, recapturou do fundo do oceano o denominado T.E.S.S.-1. A sigla de Total Eliminação de SuperSoldados, um robô que fora criado para controlar o exército de Supersoldados, programa que criara o Capitão América. Apenas uma garantia de que a criação do governo nunca se voltaria contra eles. Mas Tess-1 nunca fora usado, até que Destino o reprogramou para capturar o Homem-Aranha, agora difamado pela imprensa e odiado pelo povo, que via ele usar seus poderes ampliados para destruir a cidade. Após descarregar os nervos no Tess-1, ele continuava a carregar o fardo, pois quanto maior o poder, maior a responsabilidade.

Confrontou o Homem-Dragão, um monstro que ganhara vida através da alquimia de Esteban Diablo e enfrentou o Aranha em algumas ocasiões. O Dragão seguia a vontade daqueles que o controlavam, sempre vilões com intenções malignas. Ao salvar o metrô de Nova Iorque do ataque do monstro, Peter recuperou seu prestígio.

Em seguida, Loki, deus nórdico da trapaça e irmão do poderoso Thor, forjou uma mística fusão entre três robôs gigantes, sentinelas anti-mutantes, transformando-os no Tri-Sentinela. Loki era o real responsável pelos Atos de Vingança e , apesar de ter sido derrotado pelos Vingadores, programou o Tri-Sentinela para destruir uma usina atômica em Long Island. O robô teve de ser detido pelo Aranha Cósmico, que atingiu o auge de seu poder, descobrindo então a verdade: a força enigma, uma entidade que elege um campeão toda vez que a humanidade é ameaçada, foi quem conferiu-lhe os poderes do Capitão Universo, mas o experimento com o Dr. Lubisch bloqueou isto de sua mente. Após um tenebroso conflito com o Tri-Sentinela, o herói finalmente conseguiria destruí-lo, exaurindo todo o seu poder e voltando a ser o bom e velho Homem-Aranha.

Foi a deixa que os vilões estavam esperando para a vingança, depois de terem sido cosmicamente humilhados. Unidos pelo Camaleão, que ofereceu meio milhão pela cabeça do Aranha, Graviton, Ardiloso, Irmãos Grimm, Titânia e Golias partiram pra cima do herói. Graviton chamou sua atenção, novamente fazendo flutuar o edifício do Clarim Diário. Titânia e os Irmãos Grimm tentaram cançá-lo, Graviton tentou esmagá-lo... e Golias acabou pisando em cima dele, quase o matando. Ainda assim, o herói insistiu em se erguer e Graviton acabou mandando ele pro espaço, eliminando todo o seu peso.

Os vilões foram cobrar o Camaleão, que deixou provas de uma parceria com o Rei. Tudo um plano do vilão para eliminar seu rival. Enquanto isso, uma teia grudava na cauda de um 747 no ar e o aracnídeo voltava à terra firme para sua revanche. Mais uma vez, o herói provou seu valor enfrentando e derrotando todos eles.

Também o Tri-Sentinela retornaria tempos depois, reerguido pela Fundação Vida. Junto com a Nova, que aprendeu muito na ocasião, o Aranha novamente deteve o robô gigante e a Fundação fugiu com todas as provas incriminadoras.

Betty Brant, depois da morte de Ned, entrou em depressão profunda, chegando a participar de seitas fanáticas e alimentar um ódio irracional pelo Homem-Aranha, já que ele estava parcialmente envolvido nas mortes de seu irmão e de seu marido. Mas Betty encararia seus temores quando um vilão chamado Senhor Medo tentaria usá-la numa vingança contra o herói aracnídeo. Juntos, Homem-Aranha e Betty derrotaram o bandido e se tornaram bons amigos.

De trás das grades, Jonathan Caesar enviaria os assassinos Sitx e Stone contra o Homem-Aranha, que tentava se virar contra Venom pela terceira vez. Stix tocaria o simbionte de Venom, que seria dado como morto, mas retornaria logo depois e, ao libertar Eddie Brock, deixaria uma semente para trás que logo daria origem ao Carnificina.

Ainda nessa fase o Uniforme Negro teria uma última (ou quase) aventura. Peter precisaria dele para camuflar-se nos esgotos sombrios de Nova Iorque, seguindo a trilha de corpos de mendigos que homens deformados deixaram, a serviço do vampiro Morbius. Depois desta investida, Peter deixou o uniforme como reserva, o usando somente em raríssimas ocasiões.

Antes, porém, Caesar tentaria raptar Mary Jane mais uma vez, mas acabaria morto pelo Detetive Goldman, maior fã de Mary Jane. O detetive a vigiava há meses, sendo que havia atropelado uma mulher que a agredira numa doceria, tentou matar Harold McGee, o produtor de "Hospital Secreto" (O serviço foi completado por Caesar, que para marcar o encontro com MJ, o forçou a escrever um bilhete) e tentou matar Peter com um bloco de concreto.

MJ se livrou do detetive, mas não dos assediadores. O próximo foi Jason Jerome, um ator que tentou persuadi-la a trair seu marido, sempre que Peter estava fora bancando o Homem-Aranha. MJ tentava fugir do tipo, que não se tocava, até que, enquanto Peter acertava as contas com o Puma no Novo México, ela conseguiu dar uma boa dura no sujeito e ele nunca mais voltou.

Nesta época, outra estranha transformação acometeu o herói: Um cientista chamado Armand Jones, inspirado em seu irmão Eduardo, criou um aparelho que deveria capturar e transferir a bioenergia dos superseres. Seu irmão teria testado o invento no Coisa, do Quarteto Fantástico, e desaparecido. Jones culpava o Quarteto pela morte do irmão e acabou topando com o Hulk, na época em que ele variava suas transformações entre verde e cinza. Capturando a bioenergia do monstro, ele ativaria a transformação de Banner no Hulk verde e, abatido pelo mesmo, acabou morto.

O Aranha surgiu para tentar deter o Golias Esmeralda mas a esposa de Bruce Banner (Betty), que estava presente no confronto, sem querer acabou injetando a energia do Hulk no Aranha. O monstro aproveitou para dar uma surra no Aranha e fugir. Depois de sair do Clarim, cansado e estressado, o herói acabou se transformando no Hulk-Aranha!!!

Enfrentando alguns policiais, Peter fugiu e desmaiou, revertendo a transformação. Ajudado por alguns mendigos, acabou tendo de ir aos aposentos de Jones, descobrindo que o único meio de deixar de ser o Hulk-Aranha era recuperar o aparelho, deixado na estação Penn do metrô, num armário que estava sendo roubado por alguns moleques. Na corrida desesperada para recuperar o aparelho, Peter acabou se transformando de novo, perseguido pela polícia. Indo atrás dos moleques, que não tiveram alternativa a não ser entregar o aparelho, o herói acabou voltando ao normal e destruindo o aparelho por instinto, ao se transformar.

Mais tarde, ocorreu um episódio em que Peter teve de se virar de Homem-Aranha sem seus poderes. Decidido a se aposentar mais uma vez, foi procurar o Dr. Tunner, após confrontar as Fêmeas Fatais (Chibata, Sanguinária, Rajada Mental e Nocaute). Mas Tunner era o Camaleão disfarçado e, após retirar os poderes do herói, enviou o Tarântula contra ele, que fez um padre de refém para atraí-lo. Depois de a muito custo,derrotá-lo com a ajuda da Gata Negra, foi a vez do Escorpião atormentá-lo, fazendo Jameson de refém.

Aranha e Gata o derrotaram, então Peter finalmente entendeu que não podia deixar de ser o Aranha. Através de um rastreador colocado no Escorpião, eles encontraram, no Jardim Botânico, o Camaleão com sua máquina, liderando as Fêmeas Fatais, o Escorpião e Tarântula. Eles invadiram o local e, enquanto o herói ativava a máquina do Camaleão, a Gata lutava contra os bandidos. Entretanto, a felina caiu perto da máquina durante o processo e, enquanto o Homem-Aranha recuperava seus poderes, a Gata Negra perdia os dela. Os vilões foram detidos, o Camaleão escapou e a Gata usaria apetrechos do Consertador para substituir as habilidades perdidas.

Depois de ficarem um bom tempo na casa da tia May, Peter e Mary Jane se mudariam para o Soho, graças a Harry Osborn. Harry, recuperado e sem memória dos conflitos do Duende Verde, se casaria com Liz Allen e teria um filho, que chamaram de Norman Osborn Jr. O casal transformou uma das velhas fábricas de Norman num prédio residencial e mudaram-se para lá, convidando o casal amigo para serem seus vizinhos. Eles aceitaram, até que algum tempo depois, a insanidade tomaria conta de Harry novamente.

Tornando-se uma vez mais o Duende Verde, ele acabaria morto e Liz venderia o apartamento para se mudar e tomaria conta das empresas Osborn dali por diante. Peter e Mary Jane tiveram de ir para a Zona Oeste da cidade e ficaram lá até o final da Saga do Clone, quando voltaram a morar em Forest Hills.

Ainda na época do Soho, a prima de Mary Jane, Kristy, passou um tempo com a tia May em Nova Iorque. Kristy tinha um amor platônico por Peter, somado a um outro problema: ela queria ser modelo como sua prima e achava que era muito gorda, por isso comia tudo o que tinha vontade, mas vomitava tudo de volta, acreditando que poderia controlar o peso. Peter e MJ conheceram os pais de Kristy: a desligada mãe e o pai ditador, que só pioravam a situação, até que MJ ajudou Kristy a se curar. Admitindo que era anoréxica e bulímica, Kristy voltou a ter uma vida normal e ficou um tempo como babá dos Osborn, tomando conta de Normie Jr. Kristy já está sumida há anos.

O final da sétima fase se dá com o surgimento do vilão mais insano de todos os tempos: Carnificina!

Retorne ao Índice do Aranha

 

 

 

Comentários no nosso Boteco ou por

Retorne a página inicial