Terceira fase: Era de Prata

Por (colaborador)

Logo após a morte de Gwen e de Norman Osborn, Peter teve de enfrentar um novo desafio... O fato é que Jonh Jameson, o astronauta, filho do amaldiçoado editor do Clarim, viria a encontrar uma pedra na Lua e passar a usá-la como talismã. Em noites de Lua cheia, a Lua parecia "entrar em contato" com seu fragmento na Terra, e acabava causando uma mutação em seu possuidor. Jonh Jameson se tornou o Homem-Lobo. Jonh atormentou o herói sem ter consciência de seus atos, até que foi raptado por Spencer Smythe. O cientista passou a odiar Jameson (o pai), que o fazia criar os Esmaga-Aranhas e por isso acabou infectado pela radiação. Visando se vingar dele e do herói aracnídeo, Spencer enviou o Homem-Lobo, que os aprisionou, permitindo que Spencer colocasse uma algema entre os dois, na forma de uma bomba-relógio, pronta para explodir em 24 horas. Depois de atravessar a cidade e, ainda por cima, confrontar o Mosca, o herói consegue se livrar da bomba e no final Spencer perde a vida. O Homem-Lobo seria dado como morto, mas retornaria tempos depois e seria definitivamente curado pelo Dr. Curt Connors.

Foi nessa época que os empresários Carter e Lombado, da Carona Motors, fizeram-lhe uma proposta um tanto quanto estranha: para divulgar a marca de um novo motor, eles patrocinariam a criação do Aranhamóvel, também conhecido como Buggy Aranha. A princípio, o herói relutou, mas como estava precisando de dinheiro, para variar, acabou aceitando a proposta e entregou o projeto para o Tocha Humana. Logo, o aracnídeo estava andando de carro pela cidade... um carro que aderia às paredes, lançava teias, dentre outras coisas. Mas num confronto com Mysterio, o Aranhamóvel acabou afundando nas águas do rio Hudson. Resgatado e modificado pelo Consertador, o carro foi usado contra o próprio Aranha, que foi obrigado a destruí-lo de vez.

O Aranha logo viria a encontrar o Justiceiro pela primeira vez, além do Chacal, do seu clone e do primeiro Tarântula. Seu amigo, Harry, foi piorando cada vez mais, até descobrir o uniforme do Aranha entre as roupas de Peter. Assumindo a identidade do Duende Verde, tudo o que ele mais quis era vingar a morte do pai, ameaçando os entes queridos de seu ex-amigo. No confronto que se sucedeu entre os dois, entretanto, Peter conseguiu vencê-lo e Harry entrou em tratamento psiquiátrico, sofrendo de amnésia e esquecendo tudo sobre Aranhas e Duendes, pelo menos por um bom tempo. Um terceiro Duende ainda viria a surgir, mas teria vida curta.

Alguns vilões morreram, outros permaneceram, novos surgiram... essa foi a época em que Jameson mais odiou o Homem-Aranha, financiando diversos Esmaga-Aranha e também a criação do Mosca. Ironicamente, suas criações sempre se voltaram contra ele.

Também aqui surgiu o primeiro Carniça, alguns meses depois do fatídico confronto com o Chacal e o clone-Aranha, em que Peter jogaria seu duplo numa chaminé para ser cremado.

A princípio, Peter não conseguiria se formar na Faculdade, devido a suas faltas em Educação Física. É claro que as faltas eram devido ao fato dele estar caçando bandidos. Esta não foi a primeira nem a última vez que o espectro do Homem-Aranha atrapalharia sua vida, seja estudantil, profissional ou amorosa. No outro semestre, ele se formou, entrou na Pós-graduação e prosseguiu um ano, mas foi obrigado a deixar os estudos por problemas financeiros. Só retornaria muitos anos depois, já casado.

No confronto com o segundo Duende Verde, o apartamento que Peter dividia com Harry seria destruído e Pete ficou um tempo com seu ex-inimigo da escola, Flash Thompson. Saindo dali, ele iria para a Rua Chelsea, cuja senhoria, a Sra. Muggins, se tornou mais um empecilho na atrapalhada vida do herói. Mas ele também conheceu três lindas vizinhas: Randi, Candi e Mandi e também Glory Grant, que porventura se tornaria secretária de Jonah Jameson, substituindo Betty por um bom tempo.

Nesta fase, Peter conheceria a ladra que acabaria se tornando sua companheira de aventuras, a Gata Negra. Filha de um bandido de quinta conhecido como "O Gato", que o Aranha havia enfrentado nos primórdios, ela, a princípio, se apresentaria como uma hábil ladra e forjaria a morte algumas vezes para escapar do herói. Mas não tardou para que acabasse se apaixonando por ele.

Também nesta época, Peter Parker deixaria o Clarim e trabalharia para o Globo Diário, com o amistoso editor Barney Bushkin e um misterioso presidente, "K. J. Clayton", que na verdade se revelaria como sendo uma mulher: Katrinka Janice Clayton. O pilantra de Rupert Dockery havia bolado um plano para tomar o jornal dela, que acabou sendo ajudada pelo aracnídeo e depois fechou o jornal. O Globo Diário seria reaberto anos mais tarde, sob nova direção.

Peter voltou para o Clarim e, ao longo dos anos, conheceu os mais diversos rostos que passaram por ali, como o sempre amigável editor Joe Robertson e sua família, Martha (esposa), Randy (filho) e Mandy (nora), o grande repórter Ben Urich, a não tão amigável editora de cidades, Kate Cushing, a repórter Joy Mercado, seu concorrente Lance Bannon, o crápula Ken Ellis, a fotógrafa Ângela Yin, Charlie Snow, Ann Macintosh e muitos outros.

Ao mesmo tempo, Peter conhecia nova gente como Monitor na U.E.S.: Philip Chang, cujo problema levou o Aranha a enfrentar o Dragão Branco e, futuramente, o Contrabandista; Marcy Kane, Steve Hopkins, o Dr. Morris Sloan, Deborah Whitman (Debby), o Dr. Curt Connors (até então, Peter e o Dr. não haviam sido apresentados, mas Connors já era amigo do Homem-Aranha), Chip Martin, que se tornaria o Equizóide, um grande desafio para o herói, Hector Ayala, o herói conhecido como Tigre Branco e sua namorada, Holly Gillis e muitos outros.

Não podemos deixar de mencionar também os rostos que o Aranha conheceria ao longo dos anos ajudando a polícia. Connor Trevane, Lou Snider, Cris Keating, o Tenente Farrow, a Capitã Jean DeWolff e o Promotor Tower, além, é claro, de George e Arthur Stacy, o pai e tio de Gwen.

Ainda neste período, Peter pediria Mary Jane em casamento, mas ela recusaria, indo viajar e só retornando tempos depois. Esta fase termina com a estranha morte da tia May!

Retorne ao Índice

 

 

 

 

Comentários no nosso Boteco ou por

Retorne a página inicial